Nelson Évora foi, a par de Francis Obikwelu o único atleta português a conseguir passar as primeiras eliminatórias nos Campeonatos da Europa de Gotemburgo.
Évora, atleta do Benfica, conseguiu passar a qualificação do salto em comprimento, que até nem é a sua principal especialidade, dado que a sua maior aposta é o triplo-salto. O atleta luso conseguiu a quarta melhor marca do seu grupo de apuramento, com um salto de 7,93 metros, que lhe permitiu ser o décimo de entre os 12 finalistas.
Os restantes portugueses em prova esta segunda-feira não tiveram a mesma sorte. À excepção de Francis Obikwelu, que garantiu a passagem às meias-finais dos 100 metros, nenhum dos outros lusos conseguiu um resultado de destaque.
Nos 800 metros femininos Sandra Teixeira e Carmo Tavares não conseguiram passar a primeira eliminatória. Sandra Teixeira foi sexta e última classificada na sua série, com o tempo de 2.04.73, mas Carmo Tavares falhou o apuramento apenas por escassos centésimos de segundo, sendo quarta classificada na sua prova, com 2.03.24.
Nas meias-finais dos 1500 metros masculinos Manuel Damião foi nono na sua eliminatória (3.42.56), sendo o primeiro atleta fora do lote dos apurados para a final.
Durante a manhã desta segunda-feira, Vânia Silva também não conseguiu apurar-se para a final do martel. A primeira portuguesa a entrar em prova foi 17ª no seu grupo, com 60,51 metros, longe dos lugares que davam acesso à final.