Vera Santos foi sexta nos 20km marcha dos Europeus de atletismo, que decorrem em Barcelona, uma prova totalmente dominada por atletas russas. Ana Cabecinha e Inês Henriques, as outras portuguesas em prova, foram respectivamente oitava e nona classificadas.

Vera Santos admite que esperava mais, mas acredita que a medalha chegará um dia. «Preferi jogar pelo seguro. Acho que não estava a marchar assim tão mal, mas tive de colar os pés ao chão. Os juízes estão cá para isso. Não foi desta (medalha), mas vai ser um dia. A humidade e o calor são iguais para todas, mas estas russas têm marcas de homem, apesar de já lhes ter ganho. Devia conseguir abstrair-me das advertências, mas o sexto lugar não deixa de ser positivo», afirmou a atleta, que é líder do ranking da Taça do Mundo, citada pela Lusa.

Depois de João Vieira ter conquistado o bronze nos 20km marcha no primeiro dia de competição, nesta terça-feira Naide Gomes disputará ainda a final do comprimento, depois de se ter apurado facilmente na véspera. Confira de resto aqui o calendário e os portugueses em competição.