Eusébio continua internado no hospital Józefa Strusia, em Poznan, depois de ter sido transferido de uma outra unidade. O Pantera Negra foi submetido a uma pequena intervenção cirúrgica, mas nesta manhã disse aos clínicos polacos que se sentia melhor: «Estou bem, não tenho nada.»

Um porta-voz do hospital garantiu à Agência Lusa que a situação clínica de Eusébio tem vindo a melhorar ao longo do dia. O antigo jogador foi submetido a mais exames nas últimas horas e todos eles apresentaram excelentes resultados, garantiu.

«O Eusébio está melhor do que há algumas horas. Ele está bem, durante a manhã esteve muito bem, mas com o passar do tempo ficou um pouco cansado, pediu para descansar, dormiu e agora está melhor. Há pouco tempo fez alguns exames e todos tiveram bons resultados», disse.

O porta-voz do hospital Josef Strus, em Poznan, admitiu ainda que o embaixador da seleção permaneça internado «até amanhã, segunda-feira, ou até terça-feira, para depois regressar ao seu país, Portugal», o que levanta a dúvida sobre se Eusébio viajará mesmo já esta segunda-feira.

Antes desta última atualização, que aconteceu já ao início da noite, o hospital tinha esclarecido todo o processo por que passou o King ao início da tarde. «O Eusébio chegou por volta da 1h00, transferido de um outro hospital», disse o responsável, confirmando o que o Maisfutebol avançou na última noite.

«Não estava tão mal como parecia à chegada e foi submetido a um pequeno procedimento cirúrgico, que durou 40 minutos (Coronariografia)», adiantou Rusek.

«Depois, ficámos satisfeitos com o resultado, às 8 da manhã falei com ele, e disse-me: "Não tenho nada, estou bem"». Quis tranquilizar os fãs portugueses e de todo o mundo.»

Ainda assim, Eusébio deve continuar internado. «Para já, é melhor ficar por aqui, a esposa deve chegar cá nas próximas horas, por isso vamos ser pacientes e analisar os últimos resultados», concluiu o porta voz.

Uns minutos mais tarde, o médico da seleção, Henrique Jones, explicara que Eusébio queria ficar na Polónia ao lado da seleção. «Os resultados foram bons, o sangue e a imagem cardíaca apresentam valores normais, mas por precaução fica mais um dia», disse.

«Ele está bem disposto, Esteve a rir-se e a falar connosco, mas o melhor, nesta altura, será que ele regresse a Lisboa, embora não seja essa a sua vontade», concluiu o médico.

Junto a Eusébio estiveram também o vice-presidente da federação, Humberto Coelho, e o diretor-desportivo, Carlos Godiho. O primeiro afirmou que uma vitória sobre a Espanha, na meia-final do Euro 2012, será dedicada ao Pantera Negra.

artigo atualizado