No princípio da época confundiam-no com Anderson. «É porque temos os dois tranças», ri-se Evandro Brandão, a recordar como foi muitas vezes abordado por adeptos que o tomavam pelo médio brasileiro que trocou o Manchester United pelo F.C. Porto no defeso. «Chamavam-me Anderson, Anderson, eu lá explicava que não era eu. Agora já não. Muitos já sabem quem é o Evandro e quem é o Anderson.»
Evandro joga nos sub-18 do ManUtd, mas a sua cara é familiar a muitos fãs dos «red devils». Os jogos dos juniores passam no canal de televisão do clube e, além disso, Evandro é presença assídua no estádio em dia de jogo da equipa principal. «Normalmente os adeptos estão bem informados, porque vêem os jogos e sabem dos novos talentos que aparecem. Quando vou assistir aos jogos do Manchester United há sempre adeptos a quererem conhecer-me, a perguntar-me se sou o Evandro¿»
A adaptação de Evandro ao ambiente do Manchester United foi facilitada por várias pontes. Com Cristiano Ronaldo, Nani e Anderson tem em comum a língua e uma afinidade natural. Mais com o brasileiro. Dos jogadores que falam português no balneário, Anderson é aquele que lhe é mais próximo: «A minha relação com o Anderson é melhor. Ele é dos três o mais descontraído, e talvez seja também por causa da idade, somos mais próximos.»
Ronaldo tem uma atitude mais protectora para com o jovem avançado português de origem angolana: «O Cristiano Ronaldo está sempre a perguntar como vão as coisas, a dar uma palavra de apoio, a dizer que está lá para ajudar.»
Quanto a Anderson, talvez haja outro motivo para a afinidade. Evandro é adepto do F.C. Porto, e o clube onde Anderson se afirmou é motivo de conversa entre ambos: «Há tempos conversámos sobre como eram as coisas no F.C. Porto. Ele diz que foi um clube que o recebeu de braços abertos, que o ajudou muito como jogador e que se não fosse o que fez no F.C. Porto não estaria aqui até hoje.»
Evandro admira o talento dos três. «O Anderson pode vir a ser um dos melhores do Mundo. O Nani, apesar da idade que tem, é um jogador bastante desenvolvido, tem qualidades para ser um grande jogador, talvez um dos melhores do Mundo. E com bastante trabalho e também apoio do Ronaldo, pode consegui-lo.»
Quanto a Cristiano Ronaldo, o campeonato já é outro. Fala-se da corrida aos prémios de melhor jogador do Mundo e Evandro não hesita: «Eu votava pelo Cristiano Ronaldo, a 100 por cento. Fez uma grande temporada no ano passado. Este ano ainda não chegou ao seu melhor, mas está a trabalhar para isso. O Kaká também é um grande jogador, mas para mim o Ronaldo merecia muito ganhar o melhor do Mundo.»