Foi um minuto trágico para Villas-Boas: o Tottenham chegou aos descontos a vencer no terreno do difícil Everton, mas dois golos de rajada garantiram o triunfo da formação de Liverpool. Pienaar e Jelavic fizeram os golos que impuseram a primeira derrota de Villas-Boas ao fim de cinco jogos.

O Tottenham, de resto, tinha-se adiantado num golo de Dempsey aos 75 minutos: o americano recebeu a bola fora da área e rematou de pronto, a bola desviou em Distin e traiu o guarda-redes Tim Howard. Logo a seguir, Sigurdsson teve um remate fantástico que embateu com azar na barra.

Foi o canto do cisne: o Tottenham podia ter sentenciado a partida, não o fez e foi atirado depois para cima da defesa. Os gois golos nos descontos travaram aquele que seria o primeiro triunfo dos londrinos depois de cinco anos sem conseguir vencer em Goodison Park. Com isso saíram do pódio.

O jogo, esse, começou por ser muito difícil. A jogar em casa, o Everton assumiu claramente o comando do jogo e percorreu praticamente toda a primeira parte no terreno do Tottenham. Num remate de Osman, o Everton ainda ficou muito perto de marcar. O intervalo fez bem aos londrinos.

O Tottenham surgiu diferente na segunda parte, mais disposto a dividir o jogo e a atacar, tendo por isso conseguido marcar por Dempsey. Nos descontos veio a reviravolta que deixou o Tottenham no quarto lugar, com menos três pontos do que o Chelsea e em igualdade com este Everton.

Classificação da liga inglesa

Ficha de jogo:

EVERTON: Howard; Coleman, Baines, Jagielka e Distin; Osman (Vellios, 81m), Pienaar, Gibson e Fellaini; Mirallas (Naismith, 46m) e Jelavic (Heitinga, 90m).

TOTTENHAM: Lloris; Walker, Gallas, Caulker e Vertonghen; Lennon (Huddlestone, 72m), Sandro, Dembele (Sigurdsson, 77m) e Dempsey; Adebayor e Defoe (Yago, 85m).

Golos: Dempsey (75m), Pienaar (90m) e Jelavic (90m)