Rui Jorge e Hélder são dois dos 42 treinadores que integram o curso de treinadores UEFA Advanced, correspondente ao III nível do curso, que esta segunda-feira se iniciou no Centro de Estágios de Rio Maior. Ambos dizem estar presentes para adquirir mais informação sobre a actividade de treinador e para alargarem os horizontes de conhecimento. Sem porém revelarem se pretendem fazer da actividade técnica o futuro.
Hélder, por exemplo, diz que o curso de III nível «é uma continuidade dos cursos anteriores», e «um crescendo de aprendizagem, de forma mais especializada do que a adquirida enquanto jogador». Para o antigo central do Benfica, «é difícil repetir como treinador o sucesso como jogador», pelo que o objectivo passa «por adquirir o máximo de informação possível e a curto prazo continuar ligado ao futebol».
Já Rui Jorge, que actualmente orienta os juniores do Belenenses, disse à Agência Lusa que «esta é uma oportunidade de aumentar os conhecimentos e de obter outras visões sobre futebol». O antigo lateral-esquerdo garantiu ainda que quer apenas «adquirir informação» e «conhecer perspectivas diferentes». Um futuro como treinador ao mais alto nível ainda não está definido. «Não penso nisso, apenas quero viver o momento», garantiu. «Estou bem com os meus miúdos e, como o fiz enquanto jogador, quando estou bem não penso no futuro».