A presença de Álvaro Pereira foi a nota de maior destaque da sessão de trabalho que o plantel do F.C. Porto efectuou esta sexta-feira de manhã. O uruguaio tinha sido dado como presente na selecção do Uruguai, que vai disputar um amigável com a Ucrânia, mas segundo o próprio revelou nunca chegou a viajar.

Em declarações à imprensa uruguaia, Álvaro Pereira disse que pediu dispensa. «Devido às negociações optei por ficar no Porto», garantiu, lembrando que na quarta-feira a permanência «ficou decidida muito tarde». «Falei com Tabarez e chegámos a acordo para continuar por aqui, com tranquilidade.»

Ora nesse sentido, e depois de ontem não ter estado presente (segundo informação oficial do clube), Álvaro Pereira já marcou presença no treino esta sexta-feira. Tal como Vítor Pereira, de resto, ele que voltou ao Olival após uma ausência de dois dias, devido à presença no Fórum de Treinadores de Elite.

Neste regresso, Vítor Pereira voltou a ter muitas ausências. Rolando, João Moutinho e Varela (Portugal), Cristian Rodríguez (Uruguai), Mangala (França sub-21), Otamendi (Argentina), Sapunaru (Roménia), Guarín (Colômbia), Djalma (Angola) e Hulk (Brasil), por exemplo, estão nas respectivas selecções.

A estes juntam-se os três lesionados: Alex Sandro, Fucile e Emídio Rafael. Neste aspecto, é de destacar a evolução dos dois primeiros, que já fizeram treino condicionado. Trata-se portanto de um passo em frente no processo de recuperação, sobretudo para o brasileiro. Emídio Rafael faz tratamento.