Quase catorze anos depois, César Brito, herói da última vitória do Benfica em «casa» do F.C. Porto, recorda as incidências da partida que terminou com uma vitória do clube encarnado por 2-0. César Brito entrou aos 81 minutos e marcou os 2 golos da vitória, que embalou o Benfica para o título.
«Foi um jogo especial para toda a equipa e não só para mim, fiquei contente por ter marcado os golos», referiu o antigo avançado, em conversa com o Maisfutebol. César Brito recorda o ambiente em torno da partida e nota desde logo uma diferença em relação ao encontro da próxima segunda-feira ¿ a importância da partida, realizada a quatro jornadas do final do campeonato, na decisão do título: «Esse foi um jogo decisivo, o que não se passará com este jogo.»
Esse encontro de 28 de Abril de 1991 ficou para a história também devido às queixas do Benfica sobre incidentes ocorridos no balneário. «Tivemos que nos equipar no túnel de acesso, uma vez que o balneário cheirava intensamente a bagaço», recorda César Brito, confirmando outra das «histórias» da época e outra das queixas do Benfica, de que o campo estava molhado em zonas específicas, aquelas em que se movimentariam Paneira e Pacheco, os extremos do Benfica. «As linhas laterais estavam encharcadas», refere.
A carreira do jogador português, internacional por 14 vezes, teve o seu ponto alto quando vestiu a camisola do Benfica, onde ganhou quatro campeonatos, três Taças de Portugal e duas Supertaças, ao longo de oito temporadas. O avançado passou ainda pelo Covilhã, pelo Portimonense, Belenenses, Mérida e Salamanca.
À distância, César Brito antecipa agora o clássico da próxima segunda-feira. «Não será um jogo decisivo, mas é importante. Penso que o Porto não está tão forte como em épocas anteriores, o Benfica poderá ganhar no Dragão», analisa.
Actualmente com 40 anos, César Brito não se encontra ligado ao futebol, embora não exclua um regresso. «Quem sabe um dia poderei voltar», refere o antigo jogador dos encarnados. A carreira de treinador é uma das hipóteses, embora César Brito ainda não tenha os vários cursos necessários.