Missão número um: vencer o Besiktas e garantir, desde logo, o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa. Missão número dois: aumentar a confiança para o clássico com o Benfica do domingo seguinte, que pode dizer muito do futuro do campeonato.
Será mais ou menos com estes moldes que André Villas-Boas preencheu o bloco de apontamentos para dar a habitual palestra aos jogadores. O técnico do F.C. Porto nunca escondeu a intenção de resolver já a situação europeia. Aliás, uma vitória, para além do apuramento imediato, pode garantir o primeiro lugar do grupo, caso o Rapid Viena não vença o CSKA de Sófia. Empate ou derrota adiam as decisões para os próximos capítulos. Numa altura em que o calendário aperta, seria ouro sobre azul para os dragões poderem descansar nas restantes partidas da Liga Europa.
Pela frente está um adversário de renome. Não sendo uma equipa de top europeu, o Besiktas é experiente nestas andanças e possuiu nomes sonantes, como Guti ou Nihat, e um treinador de nomeada, Bernd Schuster. Quaresma, que seria uma das grandes atracções da noite, ficou em Istambul. O português tinha prometido não festejar se marcasse ao F.C. Porto. Lesionado nos dois encontros, nem oportunidade teve de o provar.
A certeza Otamendi e a dúvida no miolo
Para além de três pontos, o F.C. Porto trouxe do jogo da Turquia duas contrariedades: Maicon e Fernando. Ambos expulsos, são cartas fora do baralho. O médio, de resto, seria baixa de qualquer forma, pela lesão sofrida em Coimbra.
Se o substituto de Maicon não levanta qualquer dúvida, pois Otamendi dá todas as garantias, no miolo a música é outra. Souza começou bem o ano, mas tem vindo a perder influência com algumas exibições mais desastradas. Guarín, que arrancou aos soluços, foi o substituto do brasileiro em Coimbra e parece na frente para ocupar a vaga.
Com a baixa de Fernando, não é de acreditar que Villas-Boas mexa mais no meio-campo, levando em conta o objectivo de deixar tudo em pratos limpos. Na frente, Rodríguez deve ocupar o lugar de Varela, mantendo a aposta iniciada em Istambul.
Equipas prováveis:
F.C. Porto: Helton; Fucile, Otamendi, Rolando e Alvaro Pereira; Guarín, João Moutinho e Belluschi; Rodríguez, Falcao e Hulk.
Besiktas: Rustu; Roberto Hilbert, Ibrahim Toraman, Ersan Gulum e Uzulmez; Mehmet Aurélio; Fabian Ernst, Guti e Rodrigo Tabata; Filip Holosko e Bobô.