O F.C. Porto anunciou esta terça-feira na CMVM ter adquirido mais 30 por cento do passe de James Rodríguez, por 2,250 milhões de euros. Esta era a percentagem que faltava adquirir aos dragões, que, no último defeso tinham-se ficado pelos 70 por cento.

Na altura, o jogador deixou o Banfield, da Argentina, por 5,1 milhões de euros. Assim sendo, o F.C. Porto acaba por pagar 7,350 milhões de euros pela totalidade do passe do jogador.

No entanto, recorde-se que no último mês de Outubro, a SAD portista anunciou a venda de 35 por cento do passe do colombiano à empresa Gol Football Luxembourg, num negócio de alienação, em regime de associação económica. O F.C. Porto encaixou 2,550 milhões de euros. Percentagens dos passes de João Moutinho e Walter também foram cedidas a empresas que serão fundos de investimento associados a agentes de jogadores.

Portanto, não se pode dizer que os dragões têm 100 por cento do passe de James. Na verdade, só possuem 65 por cento.

F.C. Porto vende parte dos passes de Moutinho, James e Walter

Nesse negócio, James Rodríguez foi avaliado em 7,29 milhões de euros, um valor ligeiramente inferior àquele que o F.C. Porto pagou nos dois actos desta transferência.

Leia o comunicado do F.C. Porto:

A Futebol Clube do Porto ¿ Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os

efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter adquirido a percentagem adicional de 30% dos direitos económicos do jogador James Rodriguez, à Convergence Capital Partners B.V., pelo montante de 2.250.000 € (dois

milhões, duzentos e cinquenta mil euros).

O Conselho de Administração

Porto, 17 de Maio de 2011