O ministro do Desporto, Telmo Correia, condecorou esta quinta-feira o F.C. Porto com a Medalha de Mérito Turístico de Primeiro Grau/Ouro, pelo contributo que vitórias como as conquistas da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 87, e da Liga dos Campeões, no ano passado, deram ao desenvolvimento do turismo em Portugal. O político destacou que o clube azul e branco «leva o nome do Porto e de Portugal a todo o Mundo», adiantado que «os portugueses, políticos e cidadãos, têm de ter uma palavra de reconhecimento para os que nos fazem bem ao ego e defendem o país».
O político frisou que a condecoração foi atribuída a 27 de Setembro do último ano, dia Mundial do Turismo, que comemorava então a relação entre o Turismo e o Desporto. Pinto da Costa aproveitou para enaltecer esse facto. «Foi quando ainda não se imaginava que brevemente iríamos entrar num período eleitoral que esta medalha nos foi atribuída», lembrou. «Por isso tem ainda mais valor».
Perante um auditório com vários representantes do clube, de autarquias e de regiões de turismo nacional, Pinto da Costa aproveitou para deixar mais algumas indirectas a Rui Rio. «Não temos o complexo de estar no meio de políticos. A presença do Dr. Telmo Correia aqui esta noite reconhece que não pressionamos ninguém nem nos deixamos pressionar por ninguém. Quero que leve a certeza que não lhe cobraremos nada por este gesto e que não estamos preocupados com a falada promiscuidade entre o desporto e a política. Por isso lhe agradecemos está medalha que terá um lugar muito especial no nosso museu».