Acompanhe o FC Porto-CSKA Moscovo AO MINUTO

Um exército em forma de equipa contra a equipa do exército. Os dragões travam na sua casa a decisiva batalha de acesso aos quartos-de-final da Liga Europa, um objectivo que vai ganhando destaque à medida que as fases vão sendo, sucessivamente, ultrapassadas e, por que não, com a, cada vez mais próxima, decisão final no campeonato.

Pede-se, por isso, um Porto guerreiro para defender o seu castelo e dar o golpe de misericórdia. Sabe-se que o adversário vem ferido mas não moribundo. Sabe-se que tem armas de luxo, como Honda, Vágner Love e o incerto Doumbia. Mas sabe-se, também, que vem para a terra do nunca. O CSKA nunca venceu o Porto, nunca marcou, sequer, um golo. Não perdeu no Dragão, sublinhe-se, mas os dois nulos alcançados só servem as pretensões de Villas-Boas.

O técnico portista alertou para o perigo que esta recepção aos russos traz. No último jogo em casa para a Liga Europa, num dos mais atípicos encontros que o Estádio do Dragão viu, o Sevilha venceu um jogo que podia ter terminado em goleada portista. O que pode servir de aviso para o F.C. Porto: desta vez é preciso afinar a pontaria, porque, embora o empate chegue, um triunfo terá o dom de sossegar a exigente massa adepta.

Não há Alvaro Pereira, como não houve em Moscovo. E há, ainda, duas dúvidas no onze a apresentar por Villas-Boas. Na frente será Hulk, Falcao e mais quem? James ou Varela? E quem forma o trio do meio-campo?

Fernando descansou em Leiria. Moutinho parece intocável. Guarín vai somando pontos à bomba. Belluschi atravessa momento de gáudio pessoal, com a chamada à selecção argentina. Jogou os 90 minutos no Lis. Sinal de que não joga de início? É esperar para ver...

Para os dragões há, ainda, um dado extra a ter em conta. As três derrotas da época chegaram todas na sua própria casa. Um factor estranho, com explicações distintas. Azar, desacerto, inaptidão. Perder o quarto jogo vinha no pior momento para o F.C. Porto. Numa altura em que o campeonato parece decidido e a Taça de Portugal tem um cenário cinzento, a Liga Europa pode ser uma aposta forte. Para voltar a ganhar lá fora, o F.C. Porto não pode perder com o CSKA. É esse o desafio dos guerreiros de azul e branco. O embate está marcado para as 20h05 desta quinta-feira.

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, João Moutinho e Guarín; Varela, Falcao e Hulk.

CSKA MOSCOVO: Akinfeev; Semberas, Ignashevich, V. Berezutski e Schennikov; Honda, Mamaev, Nababkin e Tosic; Doumbia e Vágner Love.