O brasileiro Edgar foi a principal novidade do segundo dia de trabalho do novo F.C. Porto. O jovem avançado treinou pela primeira vez com os novos companheiros, depois de ter falhado o arranque da temporada devido a um atraso justificado, começando a conhecer o Centro de Treinos e a realidade do campeão nacional.
Edgar não foi, de resto, a única novidade do treino matinal. Também Jorginho, que ontem falhara a sessão de trabalho, se juntou ao grupo e trabalhou em Gaia. Um trabalho duro, aliás. Como é normal na pré-época, Jesualdo Ferreira não teve piedade para com os jogadores e tratou de exigir-lhes o máximo, o que curiosamente aconteceu numa manhã bem mais quente do que tem acontecido nos últimos dias.
Dois grupos, dois tipos de trabalho, a mesma tareia de Jesualdo
Sempre muito interventivo, o treinador não se cansou de gritar com os jogadores, pedindo aplicação e esforço. «Sempre a andar, sempre a andar», gritou várias vezes. «Não quero ver ninguém parado». Os atletas responderam até quase não poderem mais. O treino foi, de resto, divido em três variantes. Os guarda-redes Nuno, Paulo Ribeiro e Ruca estiveram sempre à parte, sob orientação do holandês Wil Coort. Os jogadores de campo, por sua vez, foram separados em dois grupos e realizaram trabalho diferenciado. Enquanto um grupo puxava pelo físico no ginásio sob o comando do adjunto Carlos Azenha, o outro grupo treinava arduamente no relvado sob orientação de Jesualdo Ferreira.
Ambos faziam a respectiva parte durante 45 minutos e passava depois para o outro lado. Os jogadores que ficavam no relvado começaram com corrida, depois efectuaram trocas de bola e finalização, concluindo com uma mini-peladinha. Jesualdo começou por colocar no relvado um grupo de dez jogadores, entre os quais cinco são reforços: Kazmierczak, Luis Aguiar, Bolatti, Fernando e Edgar. Para além destes juntaram-se-lhes Lisandro, Adriano, Pedro Emanuel, Cech e João Paulo. Ao todo eram dez elementos. Do outro lado ficaram onze. O reforço Lino, mais Bosingwa, Pepe, Bruno Alves, Paulo Assunção, Quaresma, Raul Meireles, Renteria, Tarik Sektioui, Postiga e Jorginho.
Grupo de 24 jogadores para já, tarde continua com exames médicos
Ao todo, juntando-lhes os três guarda-redes, eram 24 os jogadores presentes. De fora continuam Lucho, Fucile e Hélton (na Copa América), Leandro Lima (Mundial sub-20), Ventura, Castro e Rui Pedro (selecção sub-19). Os mesmos 24 jogadores, de resto, que são esperados amanhã, para o primeiro dia de treino em sessão dupla, de manhã pelas 10 horas e à tarde pelas 17 horas. O primeiro aberto, o segundo fechado. Antes disso, porém, esta tarde, o plantel ainda volta a estar concentrado para continuar a realização dos habituais exames médicos de início de época. Também divididos em dois grupos, os jogadores continuam os testes físicos entre o Centro de Treinos e a Clínica de Saúde Atlântica, situada no Estádio do Dragão.