O F.C. Porto contraiu dois empréstimos bancários, no total de 15 milhões de euros, apresentando como garantias três passes de jogadores do plantel às ordens de Jesualdo Ferreira: Lisandro López, Lucho González e Bruno Alves. «Têm que ser apresentadas garantias e os nossos jogadores são uma garantia. É normal no futebol», explica Fernando Gomes, administrador da SAD dos dragões.
As informações constam do relatório e contas do primeiro semestre da época 2008/09, enviado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários. A SAD do F.C. Porto apresentou ainda como garantias, em outros empréstimos, os créditos devidos pelas transferências de Pepe e Ricardo Quaresma para Real Madrid e Inter de Milão, respectivamente.
A 31 de Outubro de 2008, o clube portista contraiu um empréstimo de 7 milhões de euros, a pagar em quatro prestações semestrais até Junho de 2011. A garantia foi o passe de Lisandro López. A 20 de Novembro, o F. C. Porto contraiu novo empréstimo, desta vez no valor máximo de 8 milhões de euros, oferecendo como garantias os passes de Lucho González e Bruno Alves.