A alteração de ciclo na vida das seleções trouxe uma novidade na Áustria: o portista Marc Janko deixou de ser o capitão da seleção, sendo relegado para segundo capitão. A braçadeira viaja agora para o braço de Christian Fuchs, que era até agora o sub-capitão do avançado portista.
A decisão foi assumida por Marcel Koller. O selecionador, que já o era na fase de apuramento para o Euro 2012, achou que o início de um novo ciclo era o momento certo para tomar esta atitude. «O Janko continua a ser um jogador importante para nós e tem o meu total apoio», disse Koller.
Questionado sobre se o facto de Christian Fuchs já ter trabalhado com ele no Bochum teria tido alguma influência na decisão, o selecionador garantiu que «esse foi o menor dos fatores». Koller diz que a troca de capitães tem apenas a ver com «uma intuição» dele que não melindra ninguém.
Christian Fuchs, atualmente com 26 anos, joga no Schalke 04 e foi internacional austríaco em praticamente todos escalões. Para além de Fuchs e de Janko, a lista de capitães da seleção austríaca sublinha ainda, num plano inferior, os nomes de Ivanschitz, David Alaba, Prödl e Paul Scharner.