De volta às origens. Antecipando o jogo de domingo, com o Estrela da Amadora, é assim que Jesualdo Ferreira anuncia a chegada do «seu» F.C. Porto: uma equipa que vai assumir o 4x3x3 como modelo preferencial, a exemplo do que havia sucedido em anos recentes, antes de Adriaanse revolucionar o modelo.
Já com tempo suficiente de trabalho para impor algumas das suas ideias, Jesualdo confirma que o jogo da Luz vai marcar uma viragem: «A estrutura base do F.C. Porto é o 4x3x3, há muitos anos que é assim, não só na equipa principal mas também na formação, Na Luz vamos ter um Porto à Porto, equilibrado e ofensivo. Esse é o sistema com que eu trabalho e para mim é o que permite maior equilíbrio, partindo para outras situações dentro do jogo.»
Sem colocar de parte a possibilidade de a equipa voltar pontualmente ao modelo de Adriaanse, caso as exigências do jogo o recomendem, Jesualdo Ferreira confirma que, ao contrário do que havia sucedido na primeira jornada, com o U. Leiria, desta vez a equipa já vai reflectir muitas das suas ideias: «Na última conversa convosco disse que não fazia sentido mudar a estratégia em três dias, era mais importante estabilizar a equipa. Entretanto tive duas semanas para transmitir as minhas ideias, sendo que esse trabalho é progressivo», esclareceu.
O treinador do F.C. Porto garante que a sua equipa está totalmente concentrada no embate com o E. Amadora, apesar da proximidade da estreia na Liga dos Campeões, frente ao CSKA de Moscovo. «É muito importante, por diversas razões, vencer o E. Amadora e o grupo ainda não falou sobre o CSKA. Os jogadores ainda vão receber o dossier de análise ao jogo com o U. Leiria e, amanhã, vai ser distribuído o DVD sobre o E. Amadora», revelou.