O F.C. Porto regressou esta tarde aos treinos poucas horas percorridas sobre a desilusão de Milão, uma desilusão que deixou marcas mais profundas em Pedro Emanuel. O centra, lesionou-se no jogo com o Inter, foi mesmo obrigado a ser substituído numa altura em que não conseguia mais permanecer em campo, e esta quarta-feira não esteve no relvado tornando-se o único ausente devido ao que inicialmente pareceu uma entorse no tornozelo esquerdo.
Uma entorse talvez agravada pelo longo sprint que Pedro Emanuel fez imediatamente antes de entrar para evitar um golo de Javier Zanetti mesmo em cima da linha. Depois desse lance tornaram-se óbvias as dificuldades do central em conseguir sequer caminhar, pelo que há alguma expectativa para perceber o que a reavaliação do departamento médico vai adiantar, no final do treino, aos factos conhecidos.
Os restantes jogadores do plantel, incluindo Paulo Machado, Ivanildo e Bruno Gama - os três bês que são presença assídua entre os principais -, treinam ainda no relvado, sendo que Bosingwa, pelo menos nos quinze minutos abertos à comunicação social, não mostrou muitas limitações, fazendo corrida rápida sem queixas e com muito boa disposição. O trinco foi mesmo dos jogadores aparentemente menos tristes, tornando-se óbvios os esforços em animar o grupo com o qual fez corrida. Para já, pelo que foi possível ver, voltam a alimentar-se expectativas de ver Bosingwa apto para defrontar o Sporting na próxima segunda-feira.
Ainda em relação à preparação do clássico há uma novidade interessante. José Couceiro dividiu o plantel em dois grupos, colocou de um lado os titulares de ontem e do outro os restantes jogadores. Com duas alterações, porém. Cláudio Pitbull trabalhou com os não titulares, enquanto Hélder Postiga treinou com os mais utilizados. Uma opção surpreendente até porque o avançado nem foi dos jogadores mais utilizados frente ao Inter, tendo por exemplo Quaresma entrado em campo primeiro do que ele. Ora quando o clube já prepara o clássico com o Sporting, resta saber se a inclusão de Postiga junto dos titulares de ontem terá alguma coisa a ver com a estratégia para Alvalade.