O F.C. Porto terminou a época com cinco guarda-redes entre as duas equipas que competem nas provas profissionais. Bracali e Ventura rodaram em outros clubes mas aguardam nesta altura por uma definição quanto ao futuro.

Paulo Fonseca tem assim sete nomes para quatro/cinco lugares, sendo provável que acabe por riscar dois nomes. Nesta altura, aliás, os guarda-redes que estiveram cedidos na época passada surgem na linha da frente para nova cedência.

Hélton garantiu publicamente que irá continuar no F.C. Porto, não obstante o assédio do Vasco da Gama. O brasileiro celebrou o seu 35º aniversário e é o mais experiente do lote. A sua sucessão está a ser preparada no clube.

Rafael Bracali assumia-se como o segundo candidato à baliza mas Vítor Pereira entusiasmou-se com Fabiano. O mais jovem (25 anos) ficou no plantel, enquanto Bracali (32) serviu de contrapartida para o Olhanense.

Ventura está igualmente no patamar dos 25 anos e perdeu algum protagonismo. O empréstimo de meia época ao Sporting não foi produtivo e os leões parecem inclinados para a despedida. Stefanovic, com a mesma idade, acumulou boas exibições na equipa B do F.C. Porto e tem despertado o interesse de vários emblemas da Liga.

Kadu e Elói Silva são duas apostas de médios prazo. O angolano assumiu-se como o terceiro guarda-redes do plantel principal e ainda defendeu a baliza da equipa júnior na reta final da temporada passada. Tem apenas 18 anos. Com 20, Elói Silva também é um nome a ter em conta no futuro. Vários nomes, alguns em risco para a temporada 2013/14.

Guarda-redes seniores vinculados ao F.C. Porto:

Helton, 35 anos

Bracali, 32 anos

Fabiano, 25 anos

Stefanovic, 25 anos

Ventura, 25 anos

Kadu, 18 anos

Elói Silva, 20 anos