O F.C. Porto Vintage venceu esta noite o Barcelona por 13-10, no Dragão Caixa, garantindo o apuramento para as meias-finais da Liga Fertiberia 2013.

Perante um pavilhão com poucas cadeiras vazias, Rui Barros foi a incontornável figura do encontro, formando dupla eficaz com Capucho e marcando meia dúzia de golos.

Do outro lado, Michael Reiziger era uma das caras mais conhecidas mas iniciou o encontro no banco de suplentes. Quando entrou, fez estragos na baliza à guarda de Rui Correia, o outro totalista no F.C. Porto.

Santiago Ezquerro, que representou o Barcelona entre 2005 e 2008, esteve em destaque no ataque das antigas glórias catalãs.

Mário Silva, Pedro Emanuel, Bino, Bessa, Fernando Gomes, Capucho e Domingos Paciência foram outros dos ex-jogadores utilizados na formação azul e branca, com este último a receber ovações de cada vez que entrava em campo.

O equilíbrio foi a nota dominante durante grande parte do encontro. Ao intervalo, registo para uma igualdade a cinco golos.

Um lance perto do interregno acabou por incendiar os ânimos espanhóis, com um remate de Mário Silva a levantar dúvidas: entrou ou não? O árbitro considerou que sim e assim foi, já que a rede estava furada junto ao ângulo. Os jogadores do Barcelona acharam que não.

Com alguns momentos de maior tensão e algum excesso de agressividade no segundo período, o F.C. Porto acabou por garantir uma vantagem de três golos na reta final e terminou o encontro em festa com os seus adeptos.

Após o término da partida, pazes feitas entre os jogadores das duas equipas.

O F.C. Porto venceu nos quartos-de-final da prova e irá agora defrontar o Celta de Vigo.

Confira as equipas:

FC Porto: Rui Correia e José Carlos; Zé Nando, Bessa, Bino, Mário Silva, Fernando Gomes, Domingos, Capucho, Pedro Emanuel e Rui Barros

Treinador: Luís Castro

Barcelona: Felip e Julio Iglesias; Albert Tomás, Arpón, Ezquerro, Pinilla, Mingo, Sánchez Jara, Luque, Reiziger e Quique Martín

Treinador: Villena