Fabiano, guarda-redes suplente do F.C. Porto, deu entrevista o «Lancenet» e mostrou-se sempre muito elogioso em relação a Helton, opção indiscutível para a baliza dos dragões.

Mesmo assim, o guardião brasileiro admite a intenção de jogar mais, apesar de perceber que, com Helton na baliza, será difícil fazê-lo com regularidade.

Helton tem mais um ano de contrato com os dragões e o recente interesse do Vasco da Gama pode anunciar uma eventual saída nos próximos meses: «Quando eu tive a proposta do Porto, já me contratou neste intuito. Então desde o primeiro ano eu fui preparado para jogar. Quando se está em um grande clube, tem que pensar sempre em jogar. Respeito o Helton, é o cara que vem jogando, mas o meu intuito é o de jogar, de ser titular, e quando surgir a oportunidade, fazer o meu trabalho e mostrá-lo bem», disse Fabiano em entrevista ao site brasileiro.

Os elogios de Fabiano a Helton levam-no a comparar à importância que Rogério Ceni teve na sua aprendizagem, quando passou pelo São Paulo: «No São Paulo não tive grandes oportunidades, não pude mostrar meu potencial. Aprendi muito com Rogério Ceni, um dos melhores goleiros que já vi, trabalhei, vou guardar para sempre. Aqui no Porto também, trabalho com um grande goleiro».