O Conselho de Disciplina da Federação castigou Fábio Coentrão com um jogo de suspensão e multa de 850 euros devido a incidentes quando ainda representava o Rio Ave, em 2020/21. 

O antigo internacional, entretanto reformado como jogador profissional, viu-lhe ser instaurado um processo disciplinar após jogo frente ao Boavista, a contar para a Liga, em abril de 2021. No entanto, escreve o CD da FPF, só a 22 de julho deste ano recebeu o processo vindo da Comissão de Instrutores da Liga.

«Entre a data da prática dos factos e a decisão final decorreram 486 dias, sendo que desde a realização da audiência disciplinar até à decisão final proferida pelo Conselho de Disciplina decorreram oito dias. A circunstância de determinado agente desportivo ter deixado de exercer essas funções não faz extinguir a possibilidade da sua responsabilidade disciplinar por ilícitos disciplinares que tenha cometido durante o tempo em que exerceu aquelas funções», lê-se no comunicado, que a Lusa transcreve.

Coentrão retirou-se e de acordo com entrevistas recentes, continua a residir na zona de Vila do Conde, estando agora dedicado à área da pesca, uma tradição familiar.