É uma má notícia. O Bolton anunciou esta quarta-feira que Fabrice Muamba, a conselho médico, terá de encerrar a carreira de futebolista. O médio nascido no Congo, mas de naturalidade inglesa, foi submetido a vários exames cardíacos depois de ter sofrido um colapso durante um jogo em março.
Muamba reagiu com conformismo. «Estive otimista desde que saí do hospital. Acreditei que podia voltara jogar futebol no Bolton outra vez», disse o jovem de 24 anos, citado pelo site oficial do clube.

«Na passada semana estive na Bélgica e aconselhei-me junto de um reputado cardiologista. As notícias que recebi não eram as que esperava. Por isso anuncio agora a minha retirada do futebol profissional».
As palavras de Muamba são comoventes. «O futebol foi a minha vida desde a adolescência e deu-me muitas oportunidades. Amo o jogo e sinto-me um sortudo por ter um dia atuado ao mais alto nível».

«Apesar da notícia ser devastadora», continuou Muamba, «tenho de estar agradecido por estar vivo».
Fabrice Muamba iniciou-se no Arsenal, esteve entre 2006 e 2008 no Birmingham e, desde então, no Bolton. É internacional sub-21 por Inglaterra.