Há quem diga que o fair play é uma treta, há quem faça por demonstrar o contrário. No jogo entre o Ascoli e Reggina, da Serie B italiana, surgiu uma grande demonstração de desportivismo, com a equipa da casa a oferecer (literalmente) um golo ao adversário, como compensação pelo golo marcado de forma menos correcta.
Tudo começa aos 14 minutos de jogo. Carlos Valdez, jogador do Reggina, sofreu uma lesão e tentou colocar a bola fora das quatro linhas, para ser substituído, mas não conseguiu. Os jogadores do Ascoli prosseguiram a jogada e acabaram por marcar, por intermédio de Antenucci, perante os protestos (de grande veemência) dos jogadores visitantes.
A confusão gerou mesmo um cartão vermelho, mostrado a Andrea Costa (Reggina), mas tudo foi corrigido depois. Ultrapassada a agitação, os jogadores do Ascoli perceberam que a sua atitude não tinha sido a mais correcta, e permitiram que o Reggina marcasse o golo do empate, sem qualquer oposição.
A equipa visitante acabou por vencer por três bolas a uma, mas neste caso quem ganhou mesmo foi o fair play. Será justo até dizer que agir bem compensa. É que em 2008 a Reggina tinha desperdiçado um golo por fair play, frente ao Palermo. Brienza seguia isolado, mas ao ver dois jogadores lesionados, deixou a bola sair pela linha de fundo. Agora surgiu a recompensa.
Veja o vídeo: