FC Porto e Sporting ultrapassaram sem dificuldade os adversários desta sétima jornada da Liga e mantiveram a curta distância entre líder e vice-líder do campeonato. Os dragões foram vencer ao campo do Arouca (1-3). Os leões ganharam 4-0 ao Vitória sadino – cujo comando técnico José Mota abandonou nesta segunda-feira.

Sendo possível extrapolar importâncias para além dos três pontos em jogo (num jogo), para além da vitória no respetivo encontro, FC Porto e Sporting sabiam o que «significava» não facilitar nesta ronda. Na «pior das hipóteses», as distâncias mantinham-se como à entrada para a jornada. E assim ficou: ninguém se descuidou e os dois pontos continuaram a separar primeiro e segundo da prova. E assim está lançado o clássico da oitava e próxima jornada colocando as equipas de Paulo Fonseca e Leonardo Jardim frente a frente no Dragão em luta pela mesma posição. Com um triunfo para o líder, este descola; uma vitória para os visitantes dá novo comandante.

O Benfica continua à espreita de ver o que acontece à sua frente. Mas os encarnados fazem agora esta perseguição pela primeira vez na época como terceiro classificado. O Benfica chegou ao pódio depois de um triunfo (2-1) no Estoril, o que fez a equipa da casa cair dois lugares.

O outro clube que deu um tombo significativo nos lugares de topo foi o Sp. Braga. A equipa de Jesualdo Ferreira sofreu a segunda derrota seguida e perdeu o terceiro posto. Uma das equipas que ultrapassaram os bracarenses foi precisamente o adversário desta ronda. O Nacional, neste confronto direto, ganhou o lugar com um claro 3-0.

A segunda derrota consecutiva foi também o que sofreu o Olhanense. No Restelo, o Belenenses ganhou 2-0 à equipa algarvia e deixou pela primeira vez a zona de despromoção.

A pior série de derrotas é neste momento registada pelo Marítimo. No fecho desta jornada, o V. Guimarães colou-se à primeira metade da tabela afastando os madeireses neste que foi um confronto direto. O triunfo vimaranense por 1-0 selou a terceira derrota seguida da equipa de Pedro Martins.

Abaixo da linha de água está agora a Académica e continua o P. Ferreira, ambos derrotados nesta jornada por dois adversários que estão confortavelmente posicionados na classificação. O Gil Vicente cumpriu em casa e bateu o laterna vermelha (2-1). O Rio Ave foi mesmo ganhar a Coimbra (0-1).