Devidamente autorizado pelo clube, Jackson Martinez não marcou presença no primeiro treino do FC Porto pós-paragem de Natal. O colombiano, na melhor das hipóteses, trabalhará apenas uma vez antes do jogo de domingo, em Alvalade.

Ora, perante esta situação, e até a pensar na competição em causa, é muito provável que Paulo Fonseca entregue a titularidade a Nabil Ghilas. O argelino precisa de minutos e de um teste a sério, para começar a justificar a avultada aposta dos dragões nos seus préstimos.

Posto isto, resta perceber quem será o ponta-de-lança a levar para o banco de suplentes.

Se o treino desta sexta-feira servir de pista, então os candidatos são Thibaut Vion e Mauro Caballero. O francês e o paraguaio integram o plantel da equipa B e foram requisitados por Paulo Fonseca.

Na verdade, nenhum dos dois tem sido uma aposta frequente de Luís Castro na II Liga. Vion leva nove presenças no campeonato mas nos últimos dois meses jogou somente cinco minutos (11 de dezembro, derrota 2-1 em Braga).

Curiosamente, Vion fez dois golos este ano e ambos já no período de descontos. Frente ao Trofense valeu a vitória (2-1) e no Estádio do Mar sossegou os portistas (0-2). O antigo jogador do Metz foi titular apenas no triunfo em Portimão.

DADOS DE THIBAUT VION

. 2011/12: 22 jogos, 11 golos (juniores)
. 2012/13: 33 jogos, 1 golo (equipa B)
. 2013/14: 9 jogos, 2 golos (equipa B)



Os números de Mauro Caballero não são muito mais animadores. Quatro vezes titular, quatro vezes suplente utilizado e um golo na vitória em Viseu. Em dezembro completou os 90 minutos na derrota em Braga e foi suplente não utilizado em quatro outras partidas.

DADOS DE MAURO CABALLERO

. 2012/13: 13 jogos, 1 golo
. 2013/14: 8 jogos, 1 golo



Se os números fossem decisivos, a sentença relativamente a Vion e Caballero seria evidente: não estão preparados para um palco com a dimensão de Alvalade.

Paulo Fonseca tem sempre a possibilidade de recorrer a Licá para o centro do ataque ou, em último recurso, socorrer-se do esquecido Kléber ou do menino André Silva. Gonçalo Paciência seria sempre uma opção interessante, mas continua a recuperar de uma cirurgia.

Se Jackson Martinez treinar no sábado e Paulo Fonseca achar que o colombiano está em condições, então todas estas hipóteses deixam de ser válidas.