Longa se tornou a espera. Nesta segunda-feira, o Manchester City deve finalmente oficializar a contratação de Eliaquim Mangala e, segundo confidenciou ao  Maisfutebol uma fonte ligada ao negócio, a transferência do central pode envolver uma verba próxima dos 40 milhões de euros.

Desde que foi divulgado o vídeo do jogador a fazer exames médicos e a falar como reforço do City em Inglaterra, os dois clubes optaram por um silêncio que nem a Comissão de Mercado de Valores Imobiliários logrou quebrar.

Mangala, por essa altura, estava em Miami e continuou a gozar férias. Nos últimos dias, o internacional francês esteve na Bélgica com alguns amigos.

Sem explicações para o atraso na oficialização do negócio, já que havia total acordo entre as partes, o  timing do anúncio é da responsabilidade do Manchester City, com o FC Porto a dar oficiosamente o jogador como transferido há um par de semanas. Aliás, não foi apresentado nem sequer aparece no site oficial do clube.

Os 'citizens', que pagaram 15 milhões de euros por Fernando - após a renovação de contrato do médio em janeiro  - podem encher os cofres do dragão com uma quantia pouco usual para um defesa. Ao  Maisfutebol, foi anunciado que esta seria uma das maiores transferências do mercado de Verão.

De qualquer forma, o FC Porto ficará apenas com a maior parte do lucro, já que 33 por cento dos direitos económicos pertencem ao fundo de investimento Doyen Sports e a sociedade Robi Plus tem direito a «10 por cento da receita líquida de uma eventual transferência».