Benfica e Sporting começaram a perder na jornada 16, numa tendência que se acentua nesta temporada. Os «encarnados» acabaram por vencer, para aquela que foi a sua quarta reviravolta da época, e os «leões», que até são a equipa que já conseguiu virar mais jogos na Liga, não o conseguiram desta vez.

A primeira volta ainda não terminou e já houve 20 reviravoltas no campeonato, contra um total de 33 em toda a época passada. O Sporting tem quatro e o FC Porto três, tal como o Moreirense, que foi buscar assim nove dos 28 pontos que lhe vão valendo um histórico quinto lugar. Quanto ao Benfica, foi a segunda vez que venceu um jogo de campeonato em que começou a perder. O Belenenses também já o fez por duas vezes, enquanto Sp. Braga, V. Guimarães, Portimonense, Rio Ave, Tondela e Marítimo o conseguiram por uma vez.

Virar um jogo é garantia de emoção, pelo menos para quem vê, e tem uma carga extra de motivação, mas tem também o outro lado da moeda: deixar-se surpreender pelo adversário e ter de ir atrás do resultado, a partir do momento em que se está em desvantagem. É por aí que esta é uma época atípica para os principais candidatos, enquanto o Sp. Braga, segundo nesta altura, siga uma tendência inversa. A forma como têm reagido faz a diferença.

O líder FC Porto já começou por sofrer golos em quatro jogos na Liga. Em todos eles acabou por vencer, menos no clássico com o Benfica, à sétima jornada. Olhando para as várias competições, o FC Porto já começou a perder nove jogos esta época. Como termo de comparação, mais do que em toda a época passada, quando esteve por oito vezes em desvantagem. Mas reage bem melhor agora. Se em 2017/18 o dragão só venceu dois jogos em que começou a perder, desta vez venceu sete deles. Desde a primeira partida oficial da época, a Supertaça com o Desp. Aves, até à vitória sobre o Belenenses para a Taça da Liga a fechar o ano, a quinta em seis jogos, a reforçar a série em curso de 18 vitórias seguidas em todas as competições que permitiu ao dragão igualar o recorde do Benfica em 2010/11. 

O Sporting é dos candidatos aquele que mais vezes sofreu primeiro num jogo esta época. Só na Liga aconteceu em oito partidas. Os «leões» deram a volta a quatro delas: Moreirense, Santa Clara, Desp. Aves e Nacional. Todas as outras acabaram em derrotas, a última das quais nesta segunda-feira, em Tondela.

No total da temporada, o Sporting já começou por 11 vezes em desvantagem, tendo acabado por ganhar cinco desses jogos. O leão também segue a tendência para ser surpreendido mais vezes que na época passada, quando começou a perder um total de 13 jogos em toda a época. Mas então virou apenas três, dois deles na Liga.

O Benfica conseguiu com o Rio Ave a quarta reviravolta da época em absoluto, a segunda na Liga. As águias começaram por nove vezes em desvantagem, cinco delas na Liga. Deram a volta com Tondela e agora com Rio Ave, não o conseguiram no dérbi com o Sporting, embora o golo tardio de João Félix tenha assegurado pelo menos o empate, nem nas derrotas com Belenenses, Moreirense e Portimonense. Na época passada o Benfica viu-se a sofrer primeiro num total de 14 vezes e deu a volta em quatro dessas ocasiões, todas na Liga.

O caso do Sp. Braga é curioso. Se na época passada, sobretudo na primeira metade, a equipa de Abel fez da reviravolta uma forma de estar, nesta época está bem mais equilibrada por aí. Na última temporada, os minhotos tinham sete reviravoltas até novembro, a maioria delas na Liga Europa, um ritmo que abrandou a partir daí. Foram apanhados 23 vezes em desvantagem inicial, um ponto em que melhoraram substancialmente esta época, quando levam sete jogos a sofrer primeiro, quatro deles na Liga. Apenas viraram dois desses jogos, um na Liga: logo na terceira jornada, frente ao Desp. Aves.