O Clássico com o Sporting proporcionou dois regressos simbólicos à equipa do FC Porto: David Carmo e Wilson Manafá não eram utilizados por Sérgio Conceição há mais de três meses.

O central, recrutado ao Sp. Braga por 20 milhões de euros, não era utilizado desde o empate na visita ao Santa Clara, a 29 de outubro de 2022, em jogo da 11.ª jornada da Liga.

Depois disso David Carmo teve nove jogos como suplente não utilizado, e outros tantos em que nem entrou na ficha de jogo.

A dada altura caiu para quarta opção para o eixo defensivo, portanto, mas beneficiou da lesão de Fábio Cardoso para voltar às opções, e acabou lançado por Sérgio Conceição ao minuto 89 do jogo com o Sporting.

No que diz respeito a Wilson Manafá, o afastamento das opções de Sérgio Conceição está diretamente ligado à lesão grave sofrida a 30 de dezembro de 2021, frente ao Benfica.

Tinha sido o último jogo realizado para a Liga, até este regresso em Alvalade, mas pelo meio foi utilizado frente ao Anadia, para a Taça de Portugal, a 16 de outubro de 2022.

Nos últimos meses o lateral ganhou ritmo sobretudo na equipa B, pela qual fez oito jogos, mas agora voltou à formação principal, lançado ao minuto 83 do Clássico de Alvalade.