Artigo atualizado

Imbula já desmentiu a alegada opção pela seleção belga, em detrimento da francesa, que já representou nos escalões mais jovens.

A notícia foi avançada esta terça-feira pelo L'Equipe, que diz que o médio dos dragões foi convencido pelo selecionador nacional belga, Marc Wilmots, que, segundo o mesmo jornal, terá assistido ao FC Porto-Chelsea, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

«Escolhi pedir a nacionalidade belga, por isso penso que os Bleus acabaram para mim. Espero que compreendam», lê-se numa conta do Twitter que, no entanto, não está confirmada como sendo a oficial de Imbula.

«O meu objetivo era o Euro2016 e, se eu quero lá estar, tenho de fazer uma escolha! [Há] Muita concorrência para mim na EDF [equipa de França]», pode ler-se ainda noutra declaração atribuída ao jogador, que nasceu em Bruxelas.

Já esta tarde, em declarações à RMC Sport, Imbula negou esta opção pela seleção belga. «Desminto essas declarações. Não tomei nenhuma medida relativamente à nacionalidade belga. Estou apenas concentrado no FC Porto», afirmou.

O médio garantiu ainda não ter feito qualquer escolha, e deixou abertas as duas portas: «Se fizer bem as coisas no clube posso ter a possibilidade de ser chamado para uma dessas equipas. Claro que quem me ligar terá influência na minha escolha futura, isso é certo.»