O FC Porto anunciou nesta terça-feira que Laurent Depoitre, o jogador contratado na véspera, não pode defrontar a AS Roma no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os dragões inscreveram o avançado e pediram «esclarecimentos sobre a elegibilidade do atleta para o play-off da Liga dos Campeões». Curiosamente, hoje de manhã a UEFA publicou a lista do FC Porto com o nome de Depoitre.

Tudo mudou entretanto. Depois de analisado o regulamento, o organismo que regula o futebol europeu impossibilitado a utilização do jogador.

E o que diz ao certo o regulamento da UEFA?

No ponto 7 do artigo 42, é referido que um jogador não pode atuar nas competições europeias por dois clubes na mesma época. A única exceção gira em torno das pré-eliminatórias: pode jogar nas «pré», play-off incluído, por um clube e jogar por outro a partir da fase de grupos.

Depoitre jogou na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa pelo Gent, frente ao Viitorul Constanta (5-0), e só poderá dessa forma alinhar pelo FC Porto se a equipa de Nuno Espírito Santo se apurar para a fase de grupos da Liga dos Campeões ou da Liga Europa.

«Como regra, um jogador não pode jogar numa competição de clubes da UEFA (Liga dos Campeões e Liga Europa, mas não a Supertaça Europeia) por mais de um clube no decurso da mesma época. Excecionalmente, porém, um jogador que tenha atuado nas primeira, segunda e terceira pré-eliminatórias ou no play-off da Liga dos Campeões ou da Liga Europa tem o direito de jogar na Liga dos Campeões ou na Liga Europa por outro clube a partir da fase de grupos», pode ler-se no regulamento.