Artigo original: 20h41

Julen Lopetegui voltou a falar sobre o FC Porto esta quinta-feira, dia em que saíram duas entrevistas suas - uma em Espanha, no jornal AS, outra em Portugal, na RTP [que será transmitida na íntegra às 23h00].

Em ambas, o treinador elogiou Pinto da Costa, apesar das recentes críticas do presidente azul e branco, e referiu que até à sua saída sempre tiveram uma boa relação.

Ainda assim, o treinador espanhol, na entrevista dada ao AS, também apontou defeitos à estrutura liderada por Pinto da Costa, nomeadamente ao que a jogadores diz respeito, referindo-se a Adrián - contratação que o dirigente criticou em janeiro - e a Rúben Neves, puxando ainda para si os louros das vendas por cifras elevadas no verão passado.

«Qualquer pessoa que esteja no mundo do futebol sabe quem é o Adrián. Tinha sido titular na final da Champions e um jogador muito importante no campeonato ganho pelo Atlético de Madrid. Quero acreditar que no clube sabiam quem era, apesar de terem lá o Rúben Neves e nem sequer o conheciam. O certo é que se sou responsável pelas contratações que falharam, também o sou das que depois acabaram por ser um recorde de vendas no clube.»

Na mesma ocasião, Lopetegui referiu que teria tido condições para continuar no comando técnico da equipa azul e branca, mas disse que o FC Porto é passado: «Já passei essa página, mas acho que fizemos um bom trabalho. Estávamos a lutar pela Liga, tínhamos a eliminatória na Liga Europa em aberto e estávamos praticamente classificados para a final da Taça.»

Questionado ainda indiretamente sobre a prestação de José Peseiro, que já leva cinco derrotas em 14 jogos, ao contrário do próprio que perdeu três em 50, Lopetegui preferiu não se alongar, mas também deixou uma farpa.

«Não sou eu que tenho de explicar isso e nem tenho seguido muito a equipa. Vejo mais outras ligas. Mas dá-me pena porque a equipa tem muito mais potencial. É curioso que quando eu lá estava, tínhamos os melhores jogadores do mundo e que agora não prestam. A mim parece-me um plantel de muito valor.»