«Matemáticas...» Foi desta forma que Julen Lopetegui começou por responder quando questionado, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Vitória de Setúbal ( há novidades nos convocados), sobre a percentagem que dava ao FC Porto na disputa pelo título nacional, agora que está a seis pontos do Benfica.
 
«Estas coisas não se podem quantificar», atirou. Depois, puxou o foco para o jogo que aí vem: «O importante agora é ganhar ao V. Setúbal, nada mais. Temos de conseguir a vitória jogo a jogo.»
 
Partindo, depois, da análise do rival desta sexta-feira, deu mais umas luzes sobre o que pensa da disputa pelo título. «Sabemos o tipo de jogo que vamos encontrar e temos de ser capazes de superar esse jogo e fazer o nosso caminho. Temos de continuar a melhorar e a acreditar. Quando a equipa cresce e joga cada vez melhor, normalmente, os resultados acompanham esse crescimento», frisou.

E completou a ideia com uma alusão indireta ao Clássico, alinhada no raciocínio que desenvolveu em todo o rescaldo: «Pode acontecer sermos superiores e perdermos. Mas não é o normal.»
 
A única matemática que interessa a Lopetegui, garante, é a final. «As contas fazemos em maio», encerrou.