Os trabalhos do FC Porto arrancam nesta quinta-feira. Os jogadores terão à sua espera um novo treinador, mas os objetivos serão os mesmos de sempre, apontou Ricardo Quaresma, em entrevista ao Maisfutebol e à TVI.

Que opinião tem do novo treinador, Julen Lopetegui?
«Não posso ter uma opinião porque ainda não o conheço bem. Vou ter oportunidade de conhecê-lo agora. As informações são boas, como toda a gente sabe. Espero que faça um grande trabalho e desejo-lhe toda a sorte do mundo para este ano e para os próximos que possa estar no clube.»

Já falou com ele?
«Sim, falámos uma vez no centro de estágio do FC Porto. Falei pouco com ele, mas gostei da personalidade e da vontade que tem de ajudar o clube e de voltar a ganhar títulos.»

Dos três «grandes», o Benfica foi o único que não mudou de treinador. Parte em vantagem por causa disso?
«Para nós, FC Porto, não faz diferença. Cada um no seu canto. Temos é de preocupar-nos com o treinador que entrou no FC Porto, com aquilo que vai pedir-nos, com o nosso trabalho e voltar às vitórias, que é isso que nos interessa.»

Entrar na Liga dos Campeões é a chave para o sucesso?
«Sem dúvida. Temos a obrigação de passar este play-off. Seja com quem for, temos de ganhar esse jogo. Acho que é importante para nós, jogadores, porque poder jogar na Liga dos Campeões é o topo, e para o clube, porque é dinheiro que entra.»

Como viu a saída de Fernando?
«Sempre que um clube perde um grande jogador, como o Fernando, é complicado falar dele. Para mim, é um dos melhores jogadores do mundo na sua posição. Mas o FC Porto está habituado a perder grandes jogadores e a ir buscar grandes jogadores. A única coisa que posso fazer é desejar-lhe a maior sorte do mundo. É um grande jogador e uma grande pessoa. Espero que continue a jogar o que tem mostrado e que continue a desfrutar do futebol ao máximo.»

O que pensa dos plantéis dos «grandes»?
«Ainda é muito cedo para falar dos plantéis. Ainda está tudo muito parado. Está a decorrer o Mundial e muita gente estará atenta a muitos jogadores.»

Quem é o favorito à conquista do título?
«Para mim é sempre o FC Porto. Respeito os outros, mas nós temos de ser sempre favoritos em tudo.»

Um desejo para esta nova época.
«Ser campeão.»