O FC Porto precisa de inverter a desvantagem de 2-0 golos ante o Liverpool para chegar às meias-finais da Liga dos Campeões. Sérgio Conceição elogiou a formação inglesa e explicou em que pontos os dragões terão de estar bem para continuar em prova.

«O jogo fica difícil de preparar não só pela desvantagem de dois golos perante uma equipa muito forte nas saídas rápidas para o ataque. Esse equilíbrio que é preciso quando estivermos no processo ofensivo vai ser fundamental para não sofrer. Temos de perceber os diferentes momentos do jogo, quando eles recuperarem a bola e saírem em ataque rápido. O Liverpool tem uma dinâmica coletiva muito interessante e em individualmente tem jogadores com grande capacidade individual. É também muito forte em ataque posicional, tem muita mobilidade e constantes soluções tanto no pé como na profundidade. O controlo da profundidade vai ser fundamental. Depois, temos de ser eficazes ofensivamente e aproveitar as ocasiões que vamos ter», começou por dizer, em conferência de imprensa.

Conceição: «Estou com dúvidas em formar o onze»

Conceição criticou ainda a calendarização feita pela Liga, que obriga os azuis e brancos a jogarem sábado, três dias após o duelo com os «reds».

«Incompreensivelmente, sábado temos um jogo com o Santa Clara. Quase por birra, a Liga marcou o jogo para sábado. Imaginem irmos a prolongamento, acabamos o jogo perto de quinta-feira e sábado estamos a jogar um jogo decisivo para a Liga. Todos os jogos são decisivos como sabem. É um capricho da Liga que tentou equilibrar em relação à outra equipa que joga na Europa. Não faz sentido nenhum. Temos o exemplo da Holanda. Na semana em que o Ajax jogou com o Real Madrid, não disputou o jogo do campeonato e descansou. A isso chama-se proteção. Ajudou o Ajax a passar. Não sei que tipo de calendarização queremos, não sei o que queremos deste campeonato, quem decide isto. A Liga tem de explicar o porquê de não jogarmos segunda-feira. Depois do domingo de Páscoa, é um dia livre, só há um jogo na BTV. Podia compreender [a data] pela operadora, se houvesse mais jogos, mas não há. É uma semana limpa. Por razão jogamos sábado com o Santa Clara? É uma preocupação para mim na preparação deste jogo. Não penso em dois jogos, mas tenho de olhar para o principal objetivo», atirou.

Conceição tem dois «jogos referência» para eliminar o Liverpool

O FC Porto-Liverpool joga-se a partir das 20 horas desta quarta-feira, no Estádio do Dragão. Um jogo que pode acompanhar, ao minuto, no Maisfutebol.