E vão 35. O jogo desta quarta-feira entre o Maccabi Telavive e o FC Porto, que se vai disputar na cidade israelita de Haifa, marca a estreia dos dragões num novo país, o 35º desde que iniciou esta aventura das provas europeias.

Em dois anos, é o segundo país que o FC Porto vai estrear no seu currículo europeu, depois de, na época passada, ter jogado pela primeira vez na Bielorrússia, frente ao BATE Borisov. Nesta década, a equipa portista chegou a três novos países, já com o jogo de Haifa adicionado.

É certo que ainda vai a meio, mas não deixa de ser a década mais pobre neste quesito desde os anos 50, precisamente quando toda a caminhada teve início. Nessa altura, o FC Porto jogou apenas em dois países (Espanha e Eslováquia, na altura, Checoslováquia).

A estreia europeia do FC Porto, fora de portas, aconteceu a 26 de setembro de 1956. Dorival Yustrich, treinador que conseguira a dobradinha na temporada anterior, foi trocado pelo brasileiro Flávio Costa, antigo selecionador brasileiro no Mundial de 50 (o tal do Maracanazzo).

Foi ele que dirigiu, então, a estreia europeia dos portistas, na primeira eliminatória da Taça dos Campeões Europeus. Derrota em casa com o Atlético Bilbao (1-2), com um golo de Canito a dez minutos do fim e nova derrota fora de portas, na estreia fora de Portugal em competições oficiais.

Na altura, o desaire foi por 3-2, num jogo polémico. O FC Porto esteve duas vezes na frente (0-1 por Hernâni e 1-2 por Jaburu) antes de um penálti muito protestado e consequente e expulsão de Virgílio, que levou a que o jogo estivesse interrompido sete minutos, com os portistas a ameaçarem abandonar o relvado.

Não o fizeram, os bascos empataram através da grande penalidade e fizeram o 3-2 no minuto seguinte.

Primeiro onze do FC Porto num jogo fora nas provas europeias: Acúrsio; Virgílio e Osvaldo; Pedroto, Arcanjo e Monteiro da Costa; Hernâni, Carlos Duarte, Jaburu, Perdigão e José Maria.

O FC Porto fez mais dois jogos fora (Ruda Bratislava, Eslováquia, e Dínamo Zabreg, Croácia), com derrota e empate, antes do primeiro triunfo, na estreia em França.

A equipa de Otto Gloria disputou, em 1964/65, a Taça das Taças e calhou-lhe em sorte enfrentar o Lyon. Nas Antas, triunfo claro por 3-0 a abrir excelentes perspetivas para o jogo de França, onde um golo de Valdir, a um minuto do fim, deu nova vitória aos portistas. A primeira, então, fora de portas numa prova europeia.

Onze do FC Porto na primeira vitória fora nas provas europeias: Américo; Festa, Almeida e Atraca; Rolando e Paula; Rico, Carlos Baptista, Valdir, Pinto e Nóbrega.

Foi, também, a primeira vez que o FC Porto passou uma eliminatória europeia, estreando-se, depois, em jogos na Alemanha, frente ao Munique 1860. Derrota em casa e empate fora de portas eliminaram o FC Porto.

Até ao final da década de 60, os dragões jogaram ainda pela primeira vez na Escócia, País de Gales, Dinamarca e Inglaterra.

Década de 80: sempre a acumular milhas


Na estreia na Áustria, o primeiro título europeu

Nos anos 70, o FC Porto apenas adicionou mais quatro países à lista pessoal (Bélgica, Itália, Luxemburgo e Grécia), sendo que a viagem a Atenas foi uma autêntica…tragédia grega.

Foi em 1978. O FC Porto de José Maria Pedroto iniciava na capital grega, frente ao AEK, a participação na Taça dos Campeões. O jogo seria histórico pelos piores motivos: goleada de 6-1 sofrida. A maior de sempre dos portistas em provas europeias, igualada no ano passado em Munique pela equipa de Lopetegui.

Chegou, depois, a década de «explosão» do FC Porto. Nos anos 80, os dragões adicionaram 10 países ao seu palmarés: Irlanda, Suíça, Holanda, Ucrânia (URSS na altura), Malta, Rep. Checa (Checoslováquia na altura), Áustria (na final com o Bayern Munique), Macedónia (Jugoslávia na altura), Finlândia e Roménia.

A expansão portista pela Europa ganhava expressão à custa de provas europeias bem mais democráticas geograficamente do que as atuais. É por isso que não é de estranhar que, de lá para cá, com o afunilamento das competições em torno dos grandes campeonatos (e consequência também, naturalmente, do menor número de países ‘disponíveis’) as estreias tenham vindo a diminuir: cinco anos anos 90, quatro na primeira década do século XXI e apenas três na atual.

Ainda há, porém, território para conquistar. Islândia, Albânia, Letónia, Lituânia ou Bósnia, para citar apenas alguns, ainda aguardam uma visita do FC Porto. 

O MAPA EUROPEU DO FC PORTO (com as estreias):




ESTREIAS EUROPEIAS DO FC PORTO POR ORDEM CRONOLÓGICA:

1. ESPANHA
26 setembro 1956: Atlético Bilbao-FC Porto, 3-2 (Taça dos Campeões)

O tal jogo da polémica. O FC Porto tinha de dar a volta a uma derrota nas Antas por 2-1 mas acabou derrotado depois de estar a vencer duas vezes.

2. ESLOVÁQUIA (antiga Checoslovária)
11 setembro de 1959: Ruda Hvezda-FC Porto, 2-1 (Taça dos Campeões)

Um ano depois do título no ano do célebre caso Calabote, o FC Porto do italiano Hector Puricelli perde 2-1 em Bratislava (Teixeira marcou o golo portista), casa emprestada do Ruda Hvezda (Estrela Vermelha) de Brno, que deu origem ao atual FC Brno. O FC Porto acabou eliminado nas Antas (0-2)

3. CROÁCIA (antiga Jugoslávia)
17 outubro de 1962: Dínamo Zagreb-FC Porto, 0-0 (Taça das Cidades com Feira)

Empate sem golos na estreia na Taça das Cidades com Feira, prova que viria a dar origem à Taça UEFA. O húngaro Janos Kalmar era o treinador do FC Porto, que tinha perdido 1-2 nas Antas. 

4. FRANÇA
14 outubro 1964: Lyon-FC Porto, 0-1 (Taça das Taças)

Primeira vitória fora de portas no primeiro jogo em França. É Valdir o herói, a um minuto do fim. O FC Porto vinha da primeira vitória europeia de sempre, na primeira mão (3-0 nas Antas)


5. ALEMANHA
16 dezembro 1964: Munique 1860-FC Porto, 1-1 (Taça das Taças)

Era preciso dar a volta a uma derrota de 0-1 nas Antas, mas Heiss colocou os alemães na frente ao minuto 37 e Valdir empatou a um minuto do intervalo. O FC Porto estava a um golo de eliminar os bávaros, mas não conseguiu.

6. ESCÓCIA
20 setembro 1967: Hibernian-FC Porto, 3-0 (Taça das Cidades com Feira)

Com Pedroto ao leme, uma noite para esquecer em Edimburgo. 2-0 ao intervalo, mais um no início da segunda parte e eliminatória quase decidida. Um golo de penálti de Davis no início do jogo das Antas, da segunda mão, consumou a eliminação, mesmo que o FC Porto tenha ganho por 3-1.

7. PAÍS DE GALES
18 setembro 1968: Cardiff-FC Porto, 2-2 (Taça das Taças)

Os dragões estiveram a perder 2-0, mas Custódio Pinto bisou em sete minutos (61 e 68) salvaguardando um empate que serviria para seguir em frente. Nas Antas vitoria por 2-1, na noite em que Américo defendeu um penálti de John Toshack a dois minutos do fim.

8. DINAMARCA
24 setembro 1969: Hvidovre-FC Porto, 1-2 (Taça das Cidades com Feira)

Hélder Ernesto bisou em dez minutos (75 e 85) e o FC Porto deu a volta a um jogo em que começou a perder, com golo de Sorensen à meia hora, no Idraets Park, em Copenhaga. 

9. INGLATERRA
26 novembro 1969: Newcastle-FC Porto, 1-0 (Taça das Cidades com Feira)

Na estreia do FC Porto em Inglaterra correu quase tudo mal, acabando com Valdemar na baliza nos últimos dez minutos, pois Rui Teixeira lesionou-se quando as substituições estavam esgotadas.

10. BÉLGICA
8 novembro 1972: FC Bruges-FC Porto, 3-2 (Taça UEFA)

Depois de eliminar o Barcelona, estreia na Bélgica, no Klonkhe de Bruges. A vitória de 3-0 da primeira mão dava conforto e apesar da expulsão de Gualter aos 54 minutos, o FC Porto seguiu em frente. 

11. ITÁLIA
23 outubro 1974: Nápoles-FC Porto, 1-0 (Taça UEFA)

O primeiro jogo portista em Itália veio pouco depois do 25 de abril, frente ao Nápoles, que venceu por 1-0 a equipa de Aimoré Moreira, com golo de Orlandini. Os dragões perderam novamente nas Antas na segunda mão (0-1) e foram afastados.



12. LUXEMBURGO
1 outubro 1975: Avenir Beggen-FC Porto, 0-3 (Taça UEFA)

A goleada de 7-0 nas Antas permitiu ao FC Porto de Branko Stankovic gerir no Luxemburgo. Júlio, Grilli na própria baliza e Seninho deram nova vitória expressiva aos portugueses no Estádio Municipal do Luxemburgo.

13. GRÉCIA
13 setembro 1978: AEK Atenas-FC Porto, 6-1 (Taça dos Campeões)

A página mais negra da história europeia do FC Porto, antes de Munique 2014. Um jogo mau de mais para a equipa de Pedroto, com homens como Gomes, Oliveira ou Frasco a cobrirem-se de vergonha no Enea Filadélfia, de Atenas.



14. IRLANDA
1 outubro 1980: Dundalk-FC Porto, 0-0 (Taça UEFA)

A vitória por 1-0 nas Antas não descansava sobremaneira e o FC Porto teve de sofrer na Irlanda para seguir em frente na prova. O nulo chegou.

15. SUÍÇA
5 novembro 1980: Grasshopper-FC Porto, 3-0 (Taça UEFA)

Duas estreias na mesma época. Depois da Irlanda, a Suíça, onde quatro anos mais tarde o FC Porto disputaria a primeira final europeia da sua história. Em Zurique, a equipa de Herman Stessl tinha de defender uma vantagem de 2-0, mas acabou eliminada, num 3-0 consumado com um penálti a dois minutos do fim.

16. HOLANDA
15 setembro de 1982: Utrecht-FC Porto, 0-1 (Taça UEFA)

Um golo de Sousa deu a primeira vitória na estreia na Holanda. O FC Porto de Pedroto confirmaria o apuramento na segunda mão, num jogo disputado...no Estádio da Luz.

17. UCRÂNIA (antiga URSS)
21 setembro 1984: Shakhtar Donetsk-FC Porto, 1-1

A caminho da final de Basileia, um golo de Mike Walsh ao minuto 71 deu o empate na estreia em solo ucraniano (na altura URSS) e valeu o apuramento para as meias-finais. 



18. MALTA
1 outubro 1986: Rabat Ajax-FC Porto, 0-1 (Taça dos Campeões)

Primeira eliminatória da caminhada até Viena. E primeiro país (em três) a estrear na mesma epopeia. Os 9-0 de Vila do Conde, casa emprestada, salvaguardavam qualquer surpresa. Em Malta, um golo de Sousa a dez minutos do fim chegou para a vitória. 

19. REP. CHECA (antiga Checoslováquia)
22 outubro 1986: Viktovice-FC Porto, 1-0 (Taça dos Campeões)

O FC Porto já jogara em Bratislava, experimentou depois Ostrava, que agora fica do outro lado da fronteira. Única derrota na caminhada até à final.

20. ÁUSTRIA
27 maio 1987: FC Porto-Bayern Munique, 2-1 (Taça dos Campeões, final)

Final de Viena. Uma das noites mágicas da história do FC Porto, que nunca antes tinha jogado em solo austríaco. O Prater deu sorte e ficou na história do clube. 


27.05.1987 (Final TCE) - FC Porto vs Bayern... por blogdoblueboy

21. MACEDÓNIA (antiga Jugoslávia)
30 setembro 1987: Vardar Skopje-FC Porto, 0-3 (Taça dos Campeões)

O campeão europeu em título começa com classe a defesa. Dois 3-0 ao Vardar Skopje, o segundo na estreia em solo, agora, macedónio. Sousa, Jaime Magalhães e Madjer marcaram.

22. FINLÂNDIA
5 outubro 1988: HJK Helsínquia-FC Porto, 2-0

Não se livrou do susto o FC Porto de Quinito. Tinha ganho 3-0 em casa mas na capital finlandesa, depois de um primeiro tempo sem golos, viu o rival fazer dois, o segundo aos 84, para uma ponta final de sofrimento português.

23. ROMÉNIA
27 setembro 1989: Flacara Moreni-FC Porto, 1-2 (Taça UEFA)

A estreia do FC Porto na Roménia aconteceu frente a um clube que teve, nesse ano, a única participação europeia da sua história e milita, atualmente, no quarto escalão romeno. Rui Águas deu a vitória a um minuto do fim, depois de Beldie ter anulado o tento inicial de Jaime Magalhães.

24. IRLANDA DO NORTE
3 outubro 1990: Portadown-FC Porto, 1-8 (Taça dos Campeões)

Faltava só a Irlanda do Norte no palmarés portista por terras britânicas. Veio na entrada da década de 90. A equipa de Artur Jorge goleou por 8-1, com póquer de Madjer, bis de Paille e golos, ainda, de Semedo e Jorge Couto.



25. SUÉCIA
9 dezembro 1992: IFK Gotembugo-FC Porto, 1-0 (Liga dos Campeões)

Na primeira Champions da história, o FC Porto de Carlos Alberto Silva passa duas eliminatórias e fica no grupo B. Vai pela primeira vez à Suécia, mas perde, com um golo de Peter Eriksson a três minutos do fim.

26. POLÓNIA
29 setembro 1994: LKS Lodz-FC Porto, 0-1 (Taça das Taças)

Um golo de Drulovic foi suficiente para dar a vitória e apuramento para a segunda eliminatória da Taça das Taças. Foi a estreia em solo polaco.

27. HUNGRIA

3 novembro 1994: Ferencvaros-FC Porto, 2-0 (Taça das Taças)

Segundo país novo na mesma temporada. Depois da Polónia, a Hungria, desta feita com derrota por 2-0 em Budapeste. Pormenor importante: os dragões de Bobby Robson tinham goleado 6-0 na primeira mão.

28. NORUEGA
16 outubro 1996: Rosenborg-FC Porto, 0-1 (Liga dos Campeões)

Jardel entrou e decidiu. Em Trondheim, a equipa de António Oliveira somou a terceira vitória em três jogos, numa das melhores fases de grupos de sempre. 

29. SÉRVIA (antiga Jugoslávia)
14 setembro 2000: Partizan Belgrado-FC Porto, 1-1 (Taça UEFA)

Depois de falhar o apuramento para a fase de grupos da Champions, o FC Porto de Fernando Santos caiu para a Taça UEFA. Pena estava na melhor fase de dragão ao peito e fez o empate perto do fim. 



30. TURQUIA
27 fevereiro 2003: Denizlispor-FC Porto, 2-2 (Taça UEFA)

Na caminhada até Sevilha, o FC Porto estreou-se na Turquia. Depois de uma goleada de 6-1 nas Antas, empate a dois, garantido com um toque de calcanhar de Clayton.

31. RÚSSIA
24 novembro 2004: CSKA Moscovo-FC Porto, 0-1 (Liga Campeões)

O primeiro jogo do FC Porto na Rússia tinha caráter decisivo. Victor Fernandez estava obrigado a ganhar no penúltimo jogo da fase de grupos e conseguiu-o, com um cabeceamento certeiro de Benny McCarthy.

32. CHIPRE
3 novembro 2009: APOEL Nicósia-FC Porto, 0-1 (Liga Campeões)

Falcao decidiu o jogo de estreia do FC Porto no Chipre. A vitória ajudou a equipa de Jesualdo Ferreira a conseguir o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

33. BULGÁRIA
30 setembro 2010: CSKA Sofia-FC Porto, 0-1 (Liga Europa)

Falcao outra vez. Mais um golo solitário do colombiano, agora a ajudar a fechar com sucesso a fase de grupos da Liga Europa que acabaria por ser conquista por André Villas-Boas, em Dublin. 

34. BIELORRÚSSIA
25 novembro 2014: BATE Borisov-FC Porto, 0-3 (Liga Campeões)

Antes de Israel, foi a Bielorrússia. Os dragões de Lopetegui tinham goleado em casa e venceram novamente de forma expressiva na estreia em Borisov. Herrera, Jackson e Tello marcaram.

35. ISRAEL
4 novembro 2015: Maccabi Telavive-FC Porto (Liga Campeões)