Sérgio Conceição e Domingos Paciência são nomes grandes na história do FC Porto. Partilharam, de resto, o balneário durante várias épocas. No próximo sábado, porém, são adversários diretos no Dragão.

Com boa disposição, Sérgio falou no reencontro com o velho camarada de armas.

«O Belenenses já mudou de estrutura várias vezes. Já variou bastante a sua forma de jogar, por isso não sei o que está a pensar o Domingos para o jogo, apesar de ser amigo. Esta semana não lhe vou telefonar (risos). Só falarei com ele depois do jogo», disse o treinador do FC Porto.

Teoricamente, porém, o grau de dificuldade do compromisso dos dragões é inferior ao que terá o Benfica em Guimarães e o Sporting em Alvalade contra o Sporting. É esta uma boa jornada para aumentar distâncias?

«Difícil para os rivais? Difícil é para nós, o Belenenses tem uma boa equipa. Nem pensei nos jogos de Benfica e Sporting.»

«Belenenses não ganha há 16 anos no Dragão? História, estatística… nós temos de fazer o nosso trabalho. Depois, na segunda-feira, se a diferença aumentar… estamos atentos a tudo, vimos os jogos, mas estamos mais focados em nós, no nosso trabalho. O jogo com o Belenenses vai ser difícil, muito difícil.»

Sérgio aprofundou depois a forma como o Porto terá de jogar. «Não podemos mudar a nossa forma de estar. Não vamos ser diferentes. Mais pragmáticos? Acho que somos objetivos, agressivos na reação à perda. E com bola queremos a baliza. Temos processos automatizados.»