A posição já não era estranha à partida para esta época, mas o futebolista mexicano Jesús Corona tem acentuado a participação a lateral-direito no FC Porto em 2019/2020. Tudo começou no jogo que ditou a eliminação na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

A 13 de agosto, com a desvantagem de três golos no marcador frente ao Krasnodar, no Dragão, o treinador Sérgio Conceição tirou Renzo Saravia de campo e lançou Zé Luís, aos 38 minutos. A mudança fez descer Corona no terreno, para lateral-direito, função que, desde então, tem desempenhado com regularidade no onze portista, entre campeonato e Liga Europa.

Dos 755 minutos jogados oficialmente, Corona fez 574 deles a lateral-direito e os outros 181 a médio direito. E os números médios de quase todos os parâmetros sustentam de algum modo a opção de Conceição.

LEIA MAIS: todas as notícias do FC Porto

De acordo com os dados trabalhados pelo Sofascore através da Opta, para o Maisfutebol, Corona leva melhores registos médios em toques na bola, passes precisos, passes-chave (diga-se decisivos), dribles e cruzamentos precisos. O único capítulo no qual o registo é superior a médio direito é nos remates.

Corona em destaque: o melhor em campo no FC Porto-Santa Clara

No global dos minutos, é certo que Corona leva mais do triplo dos minutos da época a lateral, mas a propensão atacante não se nega. Na posição do setor defensivo, fez já três assistências para golo. Ainda procura a primeira como médio.