Danilo abriu a alma. O lateral do FC Porto falou à rádio Nossa FM, da cidade de Bicas, de onde Danilo é natural, e garantiu por exemplo que está a ser seguido pelos maiores clubes da Europa.

«As coisas chegam-me filtradas. Tenho pessoas que me fazem assessoria, que têm muita experiência no futebol, e há coisas que eles nem sequer deixam que cheguem a mim. Mas conheço, sem dúvida, o interesse do Real Madrid, Barcelona, Arsenal, Manchester United... »

O problema, acrescenta, é que o FC Porto pagou muito dinheiro para o contratar ao Santos, recorde-se que entre o preço do passe e as comissões o custo de Danilo chegou a 17 milhões de euros, pelo que não surgiu ainda nenhum clube interessado em pagar esse valor.

«São clubes grandes da Europa e só estão interessados porque eu tenho feito um grande trabalho no FC Porto. Mas entre o interesse e pagar o que o clube quer... É complicado.»

Danilo lembra de resto que foi «o segundo» jogador mais caro da história do FC Porto, «o primeiro é o Hulk», e que por isso há uma exigência muito grande relativamente a ele.

«O FC Porto fez um esforço muito grande para me contratar. Para um lateral era um valor inaceitável. Por isso, esperavam que um lateral, como eu, fizesse o trabalho do avançado, do médio, de todos os jogadores. Queriam que eu fosse um super homem.»

Ora Danilo não é o super homem e na primeira época teve uma lesão que o afetou muito física e psicologicamente. Recuperou, diz o próprio, e espera no espaço de um ano dar o salto.

«Eu estou com a cabeça no FC Porto, pronto a dar o meu máximo, e daqui a um ano talvez eu possa sair. Neste momento é mais complicado. Mas a janela de transferências só encerra a 31 de agosto e depois do Mundial muito pode acontecer. Por isso não digo que vou ficar ou sair. Tenho contrato até 2016, mas não sei o que vai acontecer até lá.»