Considerado um dos melhores centrais portugueses da atualidade, Pepe não tem dúvidas na hora de eleger quem é o melhor: Rúben Dias. 

«Melhor central português? Para mim é o Rúben Dias. Tornou-se num central top e ele sabe isso, já lhe disse. Não preciso de dizer na imprensa, ele já sabe o que penso. Foi um jogador superinteligente. Além qualidade como jogador e futebolista, ele é superinteligente. No Mundial, nós jantávamos e ele vinha sempre conversar comigo. Eu, o Cris e outros jogadores íamos dar uma volta para fazer a digestão e ele estava sempre connosco a ouvir. Se tinha dúvidas perguntava», referiu o capitão do FC Porto, em entrevista à Tribuna Expresso. 

O defesa dos dragões salientou que mantém uma boa relação com o compatriota, apesar de terem representando clubes rivais. 

«Apesar de as pessoas pensarem que nós, jogadores, damo-nos mal uns com os outros e falam das porradas e não sei o quê, mas eu respeito muito o Rúben Dias assim como ele me respeita. Ele representava o Benfica e eu o FC Porto, mas isso não quer dizer nada. No campo éramos rivais, eles defendia a equipa dele, eu defendia a minha, mas fora não queríamos o mal um do outro», frisou.

No excerto divulgado pela Tribuna Expresso, Pepe revela que conselhos deu ao defesa do Manchester City, reiterando que este é o melhor central português neste momento. 

«Já lhe disse que ele é o melhor [central português], porque atualmente não há melhor do que ele. A realidade é essa e ele está a mostrar isso a cada dia. O conselho que me deram eu dei-lhe a ele: tens de mandar no teu terreno», concluiu.