De todos os reforços apresentados pelo FC Porto, Luis Díaz será daqueles que suscitam mais curiosidade por parte dos adeptos e também dos adversários.

O extremo esquerdo de 22 anos deu nas vistas na Copa América, ao serviço da seleção da Colômbia, e mal acabou a competição foi contratado pelos dragões por sete milhões de euros (80 por cento do passe).

Contratação acertada? Bom, nada melhor do que apresentarmos o jovem craque, recorrendo aos dados relativos à última temporada recolhidos pelo SofaScore a partir das estatísticas da Opta.

Pressão alta e bolas longas, são estes os pontos fortes do virtuoso jogador contratado ao Junior Barranquilla, que se destaca pela técnica e criatividade nos lances de ataque [ver quadro 2].

Considerando as estatísticas do ano de 2019 pela sua equipa, tanto no campeonato colombiano como na Copa Libertadores, Díaz destaca-se pela capacidade de fazer passes chave (37 em 27 jogos). O jovem extremo tem uma média superior a dois dribles por jogo e quase duas faltas e meia sofridas a cada partida. Tudo somado, a pontuação SofaScore, tendo por base os dados estatísicos, é elevada: nota 6,82.  

Apesar de não contarem tudo, os números prometem.