«Helton demonstrou que é um guarda-redes fantástico»

A expulsão de Fabiano foi, talvez, a única nódoa no triunfo portista diante do Arouca, o sétimo consecutivo para a Liga sem consentir qualquer golo. São sensivelmente 700 minutos sem ir buscar a bola ao fundo da baliza azul e branca que, agora, vai mudar de dono.

Helton foi chamado ao serviço ainda na fase inicial da receção aos arouquenses, depois de Fabiano ter travado André Claro e recebido ordem de expulsão do árbitro Jorge Tavares, deixando os dragões com menos uma unidade durante aproximadamente 80 minutos.

O habitual titular das redes portistas vai falhar a deslocação à Choupana, próximo compromisso portista para a Liga, e Helton será, em princípio, de novo titular após um interregno de quase um ano sem entrar de início em jogos do campeonato.

«O Helton esteve muito bem, concentrado. Demonstrou que é um fantástico guarda-redes, sem dúvida nenhuma», sublinhou Julen Lopetegui após o jogo com o Arouca.

O brasileiro é um elemento preponderante no balneário azul e branco, principalmente pela mística que carrega em ombros adquirida ao longo de 10 temporadas a viver na Invicta. Ainda assim, o técnico espanhol recusa-se a fazer futurologia e não se descoseu sobre a hipótese de haver mudanças nas redes do dragão.

«Não vou dizer o que farei tão para a frente. Não faz sentido responder a isso agora...», rematou.

Certo é que o internacional brasileiro, de 36 anos, voltou a ser chamado e, à semelhança do que acontecera em Braga, respondeu afirmativamente. E Lopetegui reconhecerá, depreende-se das suas palavras, a fiabilidade do seu capitão.