A divulgação de um vídeo do Manchester City com Mangala a realizar exames médicos e a falar como jogador do clube (segundo um porta-voz do City, a culpa é de um hacker) provocou uma euforia mediática mas o acordo deverá ser oficializado apenas na segunda-feira, de acordo com informações recolhidas pelo  Maisfutebol.

O Manchester City já chegou a acordo com o FC Porto para a transferência do jogador e o clube portista não se deve manifestar publicamente sobre o tema, esperando que sejam os Citizens a esclarecer a situação inusitada. O vídeo estava guardado para divulgação no momento oportuno.

Eliaquim Mangala, curiosamente, está em Miami há seis dias, em gozo de férias. As imagens da sua viagem a Manchester, como tal, terão pelo menos uma semana. 

Ivan Biyo, amigo e antigo companheiro de equipa de Mangala na Bélgica, tem publicado fotografias ao lado do jogador nos Estados Unidos da América. 

Nesta madrugada, já após a divulgação inesperada do vídeo, foi a vez do central utilizar as redes sociais para demonstrar que estava em outro continente.


Ao que o Maisfutebol  apurou nesta sexta-feira, o atraso na oficialização do acordo não compromete o mesmo. Por um lado, havia uma questão negocial para resolver com o jogador, mas esse impasse está ultrapassado. Por outro, o Manchester City precisa de respeitar as exigências do Fair-Play financeiro.

O FC Porto, que já negociou Fernando com os Citizens neste defeso (15 milhões de euros), farão mais um encaixe significativo com a transferência de Eliaquim Mangala. Bruno Martins Indi foi contratado para suceder ao internacional francês.

Os dragões terão, ainda assim, de dividir o lucro. O clube pagou 6,5 milhões de euros por Mangala mas vendeu 33 por cento dos direitos económicos à Doyen Sports por 2,6 milhões - o fundo de investimento participou entretanto no negócio Brahimi. Para além disso, cedeu «10 por cento da receita líquida de uma eventual transferência» à sociedade Robi Plus, que intermediou a transferência do defesa para o Dragão. 

O valor global do negócio com o Manchester City será divulgado em breve - segunda-feira, pelo que foi possível apurar - e Mangala deverá seguir imediatamente para o seu novo clube em Inglaterra.