O bis de Tiquinho Soares, este sábado, frente ao Sp. Braga, levou o brasileiro a ultrapassar Moussa Marega como melhor marcador do FC Porto esta época.

Naquela que está a ser a sua melhor temporada com a camisola do FC Porto, o brasileiro chegou aos 18 golos, mais um do que o maliano.

Mas quem é o avançado que garante mais golos a Sérgio Conceição nestas duas temporadas do treinador no banco portista?

O Maisfutebol recorreu aos dados da Opta recolhidos pelo SofaScore para encontrar a resposta.

Antes de olharmos para os números, uma chamada de atenção: Aboubakar marcou 26 na época passada, mas uma lesão afasta-o dos relvados desde setembro, pelo que não entra nestas contas

Marega marcou nestas duas épocas 40 golos pelo FC Porto (23 na temporada passada e 17 nesta) e Soares 29 (11 em 2017/18 e 18 esta época).

E se tivermos em conta apenas a Liga, o que mostram as estatísticas?

A diferença entre os dois não é tão grande se só olharmos para os dados do campeonato porque Moussa Marega tem os golos mais distribuídos pelas duas competições, enquanto que Soares é bastante mais eficaz na Liga.

Na soma das duas temporadas, Marega tem 29 golos em 52 jogos na I Liga e Soares marcou 22 em 46 encontros.

O maliano tem uma média de 2,7 remates por jogo e soma um total de 34 grandes oportunidades falhadas. Fez ainda nove assistências. Já o brasileiro remata menos, 2,2 remates por jogo, e também falha menos: 16 grandes oportunidades falhadas.

A nota dada a Marega (7,25) pelo SofaScore também é maior do que a de Soares (7,15).

Na Liga dos Campeões, no total das duas temporadas, Marega também é mais concretizador: 6 golos em 13 jogos. Já Soares marcou apenas duas vezes em cinco jogos, mas até rematou mais (média de 2,2 remates por jogo, contra os 1,7 de Marega).

Ambos falharam duas grandes oportunidades. Marega fez quatro assistências, já Soares apenas uma.

O maliano tem uma nota de 6,98. O brasileiro de 6,90.

Os números mudam de figura quando olhamos apenas para esta temporada. Soares tem sido mais concretizador no geral, como já vimos, mas também na Liga. O brasileiro marcou 12 golos em 21 jogos para o campeonato, numa média de 2,5 remates por jogo, e falhou oito grandes oportunidades.

Marega, que para o campeonato não marca desde o Natal, tem sete golos em 22 jogos na Liga, e até remata mais do que o seu companheiro (média de 2,6 remates por jogo). Falhou 13 grandes oportunidades, que poderiam mudar os números a seu favor.

Mas se marca menos, o maliano serve mais. Marega já fez cinco assistências esta temporada, enquanto que Soares apenas duas.

Marega tem nota de 7,09, menos do que os 7,19 de Soares.

Na Liga dos Campeões é que o maliano continua a ser mais eficaz. Marega marcou seis golos em sete jogos, falhou apenas uma grande oportunidade e fez uma média de 2,1 remates por jogo, além de duas assistências.

Soares rematou mais (2,5 em média), mas marcou apenas um golo em dois jogos, falhou uma grande oportunidade e fez uma assistencia.

A nota de Marega é, também por isso, superior (7,40) à de Soares (7,20).

Soares marcou ainda esta temporada por três vezes na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga. E Marega tem dois golos em cada uma dessas competições.