Mark Clattenburg, conceituado árbitro inglês, fez uma lista dos cinco jogadores mais irritantes que já arbitrou, da qual faz parte o internacional português Pepe.

Clattenburg recordou a final da Liga dos Campeões de 2016, entre Real Madrid e o Atlético de Madrid, na qual o jogador do FC Porto tentou forçar por duas vezes a expulsão de jogadores adversários. Num desses lances, o juiz mostrou-lhe a língua em sinal de desaprovação.

«Toda a gente me pergunta sobre o episódio na final da Liga dos Campeões de 2016, quando eu mostrei a língua enquanto ele [Pepe] rebolava no chão a fingir», começou por lembrar.

«Ele fez isso duas vezes naquele jogo, para tentar expulsar um jogador do Atlético de Madrid. Outro árbitro podia ter caído nessa, mas eu tinha feito o meu trabalho de casa e, apesar de não devermos fazer pré-julgamentos, sabia exatamente como era a mentalidade dele», prosseguiu.

Clattenburg diz mesmo que Pepe é um jogador no qual não se pode confiar: «Era outro jogador em quem simplesmente não se podia confiar. Um jogo podia ser fácil [de arbitrar], mas ele tentava fazer alguma coisa.»

Os outros jogadores presentes na lista são Craig Bellamy, Roy Keane, Jens Lehmann e John Obi Mikel.