Sérgio Conceição estranhou que Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, tenha dito na antevisão do encontro com o Benfica que não conhece pessoalmente o líder portista. Os dois trabalharam juntos no Minho, aquando da passagem de Conceição por Braga, sendo que o treinador do FC Porto lembrou que até foi ele próprio a dar o aval à contratação de Abel para a equipa B.

A polémica surge na sequência de declarações de Sérgio Conceição após a vitória em Moreira de Cónegos, para a Taça de Portugal. E o técnico portista explicou-a em conferência de imprensa.

«No fim do jogo com o Moreirense, um jornalista perguntou-me sobre as várias frentes que nós estávamos, com o Sporting. Disse que era verdade, na Taça da Liga e Taça de Portugal. Mas estamos também com o Benfica a disputar o campeonato e o Sp. Braga está a três pontos do Benfica. E não disse mais nada», enquadrou.

Depois prosseguiu: «Para espanto meu, o Abel Ferreira, na antevisão do jogo, veio dizer que não conhecia pessoalmente. Fui eu que dei o aval ao presidente do Sp. Braga para ir buscar o Abel. Fui eu que fui buscar o Abel, no fundo. E depois trabalhámos sete meses juntos. E diz que não me conhece pessoalmente? Tive uma ou outra reunião com ele, falei muitas vezes com ele ao telefone por causa de jogadores que subiam à equipa principal. Fiquei admirado com essa declaração.»

Mas não foi só, até porque Abel referiu a propósito do que teria dito Conceição, que prefere «uma crítica construtiva a um falso elogio». O treinador portista respondeu, garantindo que houve uma má interpretação de Abel.

«Eu não elogiei o Sp. Braga, só disse que estava a três pontos do Benfica. Não disse nada do Sp. Braga, não meti pressão no Braga, disse zero. Por que vem com estas coisas? Primeiro diz que não me conhece pessoalmente, quando trabalhou comigo durante sete meses e depois diz que dei um falso elogio quando só falei da tabela classificativa», rematou.