A liga portuguesa é uma das piores da Europa no item relativo ao tempo de jogo útil. Só as primeiras ligas grega e checa e a segunda liga espanhola têm um registo inferior. Perante isso, e no seguimento das queixas apresentadas por Sérgio Conceição na Madeira, o Maisfutebol perguntou ao treinador de quem é a culpa: Treinadores? Árbitros? Relvados?  

«O ano passado o José Couceiro [diretor técnico da FPF] juntou os treinadores e estivemos a falar sobre isso. Houve alguma discordância em relação às principais razões. Alguns treinadores falavam do estado do terreno, outros falavam da arbitragem», começou por responder o treinador.

«Os árbitros são fundamentais pela forma como conduzem os jogos. As equipas têm as suas armas e cabe ao árbitro decidir o tempo extra a dar. Alguns treinadores assumiram que é uma forma de cortar a dinâmica e o ritmo ao adversário. As pessoas pagam para ir ao jogo. Não há só uma causa, mas a nossa liga é a antepenúltima em tempo útil de jogo e já senti isso na pele.»

Questionado sobre o seu passado como treinador em equipas de menor dimensão [Olhanense, Académica, V. Guimarães…], Sérgio fez questão de garantir que nunca pediu a um jogador ser para «queimar tempo ou dar uma porrada».

«Nunca disse isso que utilizava estratégias dessas [jogar com o tempo]. Nunca na minha vida. Não há um jogador meu que possa dizer que eu o mandei perder tempo ou dar porrada a um adversário. Bloco baixo? Claro, já defendi quase dentro da baliza. Posso defender em bloco baixo e a circulação de bola na equipa adversária pode ser alta.»

No seguimento deste raciocínio, Conceição disse estar preparado para um Desportivo das Aves a jogar em «bloco baixo e com transições rápidas».

«Acredito que as equipas adotem a estratégia que entendem. Isso não posso controlar. Os treinadores são livres para planearem o jogo como quiserem. Eu, no FC Porto, tenho de arranjar estratégias para fazer golos e não sofrer. Estamos preparados para um bloco baixo e transições rápidas.»  
 
O Aves chega no domingo e na quinta-feira há Liga Europa. O FC Porto visita Glasgow. Estará Sérgio Conceição a pensar em gerir a equipa?

«Não vou preparar dois jogos ao mesmo tempo. Não sei se haverá alguma lesão ou não. Vou escolher o melhor onze, só pensamos no Aves. É um jogo extremamente importante para nós. Estamos sempre pressionados a ganhar.»