O FC Porto é uma equipa que aposta na formação e recheada de juventude. A ideia foi sublinhada e reforçada por Sérgio Conceição, quase em jeito de chamada de atenção.

«Em Milão tínhamos seis jogadores da formação e dez jogadores abaixo dos 25 anos. Somos uma equipa jovem. As pessoas olham só para o Pepe e para o Marcano e esquecem o restante plantel», atirou o treinador dos dragões na conversa com a comunicação social.

Conceição referia-se a três titulares (Diogo Costa, João Mário e Sérgio Oliveira) e a mais três ‘meninos’ lançados no segundo tempo (Bruno Costa, Vitinha e Francisco Conceição).

Os dez nomes abaixo dos 25 anos foram Diogo Costa, João Mário, Bruno Costa, Vitinha, Francisco Conceição, Pepê, Evanilson, Zaidu, Luis Díaz e Toni Martinez. Cinco titulares e cinco lançados do banco.

Para o treinador, são os jogos grandes na Europa – Milan, Atlético Madrid, Liverpool e, na época anterior, Manchester City, Chelsea e Juventus – que apressam o crescimento destes atletas.

«São experiências fortes, minutos jogados ao mais alto nível e essa preparação é que faz crescer e sentir o que é o futebol ao mais alo nível. Defrontar esses colossos é sempre positivo, mesmo para quem só participa na preparação das partidas.»

Ainda sobre o jogo de San Siro, Sérgio Conceição fez questão de elogiar publicamente o trabalho da sua equipa técnica: «Foi muito capaz, muito bom. Em termos estratégicos foi top.»

O Santa Clara-FC Porto joga-se a partir das 17 horas de domingo (16h00 locais), em São Miguel, nos Açores. Siga o jogo, ao minuto, no Maisfutebol.