*por Rui Pedro Silva

É preciso recuar até à temporada 1965/66 para encontrar a última vez em que o Benfica sofreu cinco golos em casa nos encontros contra os dois eternos rivais a contar para o campeonato.

A equipa da Luz era orientada por Bela Guttmann e recebeu o Sporting à sexta jornada, a 17 de outubro.

Com Melo, Augusto Silva, Germano, Cruz, Ferreira Pinto, Raúl, José Augusto, Eusébio, Torres, Coluna e Simões no onze, o então tricampeão nacional perdeu por 2-4, num jogo em que Lourenço foi o herói ao marcar quatro golos.

Eusébio e Torres responderam para o Benfica. A receção ao FC Porto deu-se na jornada 16, a 23 de janeiro. Com Costa Pereira, Cavém, Raúl, Cruz, Ferreira Pinto, Coluna, Nélson, Eusébio, Torres, José Augusto e Simões no onze, o Benfica venceu mas sofreu um golo (3-1), de Manuel António aos 52 minutos.

Agora, 50 anos depois, o Benfica volta a somar um acumulado de cinco golos sofridos mas com a diferença de ter perdido os dois encontros. Nesse aspeto, a última vez que o Benfica sofreu derrotas em casa contra os dois rivais foi na temporada 2002/03: 0-1 contra o FC Porto e 1-2 contra o Sporting. A receção aos leões, contudo, foi no Jamor.