À 10.ª jornada o FC Porto é pela primeira vez líder isolado da Liga. Os dragões bateram o Sporting de Braga no duelo da liderança e estão agora orgulhosamente sós no topo. Porém, não foi só no topo que existiram mudanças, já que na cauda da tabela o Nacional «passou a lanterna vermelha» ao Desportivo de Chaves.

Mas vamos por partes.

A décima ronda abriu em Moreira de Cónegos com o triunfo do Moreirense na receção ao Portimonense. A formação de Ivo Vieira deu continuidade à vitória na Luz na jornada anterior, quebrou a série de três jogos sem perder dos algarvios e ascendeu ao 6.º lugar da tabela. No mesmo dia, às 21h15, o Bonfim assistiu à segunda vitória consecutiva do Vitória, desta feita frente ao Feirense. A equipa de Nuno Manta continua em queda livre na tabela - não vence para a Liga desde a segunda jornada - e já está em 15.º, a dois pontos de distância do último posto. Por sua vez, o conjunto de Lito está confortável na tabela: é dono do oitavo lugar.

No sábado o Desportivo das Aves somou três pontos frente ao Rio Ave à Vila das Aves. A equipa de José Gomes desperdiçou a hipótese de chegar aos 21 pontos e manter-se à frente do Benfica. A expulsão de Nadjack aos 14 minutos e a grande penalidade convertida por Rodrigo Soares foram os primeiros sinais do desaire vila-condense. O golo de Bruno Moreira nos últimos minutos não foi suficiente para impedir o final do ciclo sem perder do Rio Ave que durava desde a jornada inaugural. Desportivo das Aves é 12.º, Rio Ave 5.º.

Ao mesmo tempo, Belenenses e Boavista protagonizaram um espetáculo com poucos motivos de interesse no Jamor. O empate sem golos beneficia os azuis do Restelo que não perdem há cinco jogos, enquanto os axadrezados não vencem há três jogos e estão em igualdade pontual com o penúltimo classificado. A equipa de Silas, por seu turno, está em 10.º.

Antes do duelo de lideres no Dragão, houve dérbi madeirense na Choupana. Camacho afundou o Marítimo e tirou o Nacional do lugar menos desejado do campeonato, colocando-o em penúltimo. A contestação em torno de Cláudio Braga - 13.º classificado - aumentou de tom, enquanto Costinha respira melhor.

Como referido na abertura do texto, o FC Porto saiu a sorrir no duelo pela liderança com o Sporting de Braga na noite de sábado. Benfica e Sporting suaram, mas conseguiram aproveitar a derrota bracarense na Invicta.

As águias entraram no João Cardoso, em Tondela, praticamente a perder - golo de Xavier nos primeiros segundos. Todavia, os encarnados operaram a reviravolta com golos de Jonas, Seferovic e Rafa, destronaram o Rio Ave do quatro lugar e colocaram fim a um ciclo de quatro jogos sem triunfar. Já em Alvalade, o Sporting foi igualmente protagonista de uma vitória sofrida, mas certamente saborosa. Uma grande penalidade de Bas Dost a quatro minutos do apito final carimbou a subida do leão ao segundo lugar da Liga por troca com o Sporting de Braga.

Por último, no primeiro jogo de domingo o Vitória de Guimarães aumentou para cinco o número de jogos sem perder. Contudo, fê-lo com um triunfo no D. Afonso Henriques ante o Santa Clara. A equipa de Luís Castro continuar a escalar a classificação e já é 7.ª. Em sentido contrária, os açorianos caíram para o 9.º lugar.