Com mais ou menos dificuldades, os principais candidatos a vencer esta Liga acabaram por vencer os respetivos jogos, pelo que, em termos de classificação, ficou praticamente tudo na mesma. O Sp. Braga, logo a abrir a ronda, foi o único que arrancou uma vitória confortável, mas depois FC Porto, Benfica e Sporting foram sujeitos a testes mais exigentes e passaram por maiores dificuldades, mas no final todos podem festejar. Sérgio Conceição somou a 13.ª vitória consecutiva, Rui Vitória sustentou a retoma com a quinta vitória sem sofrer golos, enquanto Marcel Keizer também somou o sexto jogo a vencer, com a particularidade de já ter ultrapassado o número de golos alcançados pelos leões sob a «regência» de José Peseiro.

Em conclusão, terminaram todos a sorrir.

VÍDEOS: confira todos os resumos dos jogos da 13.ª jornada

O Sp. Braga foi, aliás, o primeiro a mostrar os dentes e os olhos brilhantes, logo na sexta-feira, com uma goleada ao Feirense (4-0), com um «hat-trick» de Dyego Sousa, a lançar a equipa para o primeiro lugar da classificação e aumentando a pressão sob os demais candidatos.

O FC Porto demorou mais tempo a sorrir no sábado, até porque esteve a perder, na visita aos Açores, diante do Santa Clara. Zé Manuel gelou os corações azuis e brancos ainda na primeira parte, mas Tiquinho Soares, com assistência de Marega, devolveu o alento mesmo antes do intervalo. Já na segunda parte inverteram-se os papéis, com Tiquinho Soares a rematar primeiro, antes de Marega confirmar a reviravolta na recarga.

Foi o 13.º triunfo consecutivo da equipa de Sérgio Conceição, em todas as competições, ficando a apenas um triunfo de alcançar a melhor sequência de André Villas-Boas em 2011 e dois de igualar a melhor sequência de sempre do FC Porto, quinze triunfos consecutivos alcançados no reinado de Artur Jorge em 1984/85.

Confira o calendário e a classificação da Liga

No domingo foi a vez dos rivais da Segunda Circular entrarem em campo. Primeiro o Benfica, nos Barreiros, frente a um Marítimo que só permitiu ao adversário sorrir declaradamente depois do último apito do árbitro. A equipa de Rui Vitória, que trocou o lema da «Reconquista» pelo da «Retoma», voltou a deixar vir ao de cima a sua acentuada dependência nas capacidades de Jonas.

O brasileiro arrancou e converteu a grande penalidade que acabou por definir o resultado final. Um golo que permitiu continuar a alimentar a retoma anunciada por Vitória naquele que foi o quinto triunfo consecutivo da equipa da Luz desde a ameaça de chicotada psicológica. A verdade é que o Benfica segue no comboio da frente e mantém a mesma distância para o líder.

O Sporting já se vinha a rir mesmo antes do jogo começar, mas teve de fazer cara séria depois do Nacional ter gelado Alvalade com dois golos na primeira parte. O leão tinha entrado no jogo a transbordar a confiança que lhe proporcionava as cinco vitórias e os vinte golos alcançados sob o comando de Keizer, mas o sorriso desfez-se em dois tempos. Bas Dost ainda reduziu no final da primeira parte, mas o leão só seguiu na segunda, depois de Mathieu consumar a reviravolta com o golo que resultou no momento da jornada.

Os leões marcaram ainda mais dois golos e acabaram o jogo à gargalhada, mas a verdade é que o resultado não traduz aquela primeira meia-hora de verdadeiro terror. Keizer acabou por somar o sexto triunfo consecutivo e já conta com 25 golos marcados, mais um do que José Peseiro conseguiu nos catorze jogos que orientou esta época.

Estatísticas da Liga

Com os quatro primeiros a vencer, a primeira equipa da classificação a perder pontos nesta ronda foi o V. Guimarães que até esteve a vencer na vizinha Vila das Aves. Os minhotos perderam pontos para os da frente, mas mantiveram a distância para o Rio Ave que também não foi além de um empate na receção ao Belenenses.

No fundo da classificação também não há grandes novidades, tendo em conta que os seus últimos perderam todos os respetivos jogos.